
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Mariana Cardoso de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Christine Sertã | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T13:17:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T13:17:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional relacionado à dissertação "O uso de atividades lúdicas no ensino de história para promoção de aprendizagem significativa". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=14713954 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743988 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional (PE) é oriundo de uma pesquisa qualitativa aplicada em uma turma de segundo ano do Curso de Formação de Professores, no ano de 2022, em uma escola pública estadual situada no município de Nova Friburgo. O problema de pesquisa foi elaborado a partir da seguinte indagação: de que modo é possível promover aprendizagem significativa de conceitos históricos através da construção de atividades lúdicas fundamentadas no aprimoramento da interpretação de texto e no desenvolvimento do raciocínio lógico? Para focar no problema, elaboraram-se cinco atividades nas quais a interpretação de texto e o uso do raciocínio lógico é fundamental para a solução dos desafios postos. As atividades trabalham o tema histórico da Independência do Brasil, ocorrida em 1822, bem como as lutas resultantes do ato, e buscam a problematização do protagonismo feminino, do contexto da época até os dias atuais. O PE é composto de: um Problema de Lógica cujas protagonistas são Joana Angélica, Maria Filipa e Maria Quitéria; duas atividades do tipo dominox, uma sobre Maria Quitéria e outra sobre a Imperatriz Leopoldina; um caça-palavras sobre Maria Filipa e Joana Angélica e um criptograma que versa sobre Domitila de Castro, a Marquesa de Santos. A partir do tema do bicentenário da independência política do Brasil, utilizou-se como estratégia o material lúdico com uso de raciocínio lógico (no conceito de Luckesi, como uma vivência plena do ser humano) e um conteúdo significativo para os estudantes em tempos atuais (o protagonismo feminino), para, assim, tentar alcançar ou avançar na aprendizagem significativa proposta por Ausubel (1967). Com o intuito de aumentar a aplicabilidade e replicabilidade da proposta, este PE contempla também um pequeno manual para a construção de atividades semelhantes além de exemplos em disciplinas diversas. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | História – estudo e ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da aprendizagem significativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo feminino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio lógico | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
| Título: dc.title | Desafios de lógica no ensino de história para o ensino médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MARIANASOUSA2023PRODEDUC.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743988/2/MARIANASOUSA2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons