Desafios de lógica no ensino de história para o ensino médio

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Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Mariana Cardoso de-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Christine Sertã-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T13:17:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T13:17:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado à dissertação "O uso de atividades lúdicas no ensino de história para promoção de aprendizagem significativa". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=14713954pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743988-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional (PE) é oriundo de uma pesquisa qualitativa aplicada em uma turma de segundo ano do Curso de Formação de Professores, no ano de 2022, em uma escola pública estadual situada no município de Nova Friburgo. O problema de pesquisa foi elaborado a partir da seguinte indagação: de que modo é possível promover aprendizagem significativa de conceitos históricos através da construção de atividades lúdicas fundamentadas no aprimoramento da interpretação de texto e no desenvolvimento do raciocínio lógico? Para focar no problema, elaboraram-se cinco atividades nas quais a interpretação de texto e o uso do raciocínio lógico é fundamental para a solução dos desafios postos. As atividades trabalham o tema histórico da Independência do Brasil, ocorrida em 1822, bem como as lutas resultantes do ato, e buscam a problematização do protagonismo feminino, do contexto da época até os dias atuais. O PE é composto de: um Problema de Lógica cujas protagonistas são Joana Angélica, Maria Filipa e Maria Quitéria; duas atividades do tipo dominox, uma sobre Maria Quitéria e outra sobre a Imperatriz Leopoldina; um caça-palavras sobre Maria Filipa e Joana Angélica e um criptograma que versa sobre Domitila de Castro, a Marquesa de Santos. A partir do tema do bicentenário da independência política do Brasil, utilizou-se como estratégia o material lúdico com uso de raciocínio lógico (no conceito de Luckesi, como uma vivência plena do ser humano) e um conteúdo significativo para os estudantes em tempos atuais (o protagonismo feminino), para, assim, tentar alcançar ou avançar na aprendizagem significativa proposta por Ausubel (1967). Com o intuito de aumentar a aplicabilidade e replicabilidade da proposta, este PE contempla também um pequeno manual para a construção de atividades semelhantes além de exemplos em disciplinas diversas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória – estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da aprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLudicidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo femininopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Título: dc.titleDesafios de lógica no ensino de história para o ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
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