Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gois, Alexandra Almeida Moreno de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Rogério da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T13:01:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T13:01:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional relacionado à dissertação "A complexidade no ensino de ciências para estudantes surdos em classes regulares: guia para ensino de ciências: a aprendizagem de estudantes surdos em classes regulares". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=14714654 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743987 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ensinar ciências em classes regulares inclusivas pode ser um desafio à prática docente, dada à carência de recursos didático-metodológicos adequados, à natureza gestual e visual da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ainda pouco difundida entre docentes e à especificidade da linguagem científica, que possui termos para os quais nem sempre há um sinal próprio em Libras. Nas últimas décadas, a legislação brasileira parece estimular a discussão em torno do ensino para a diversidade. Desse contexto, originou-se a questão: quais seriam as contribuições de um material didático com orientações ao ensino de ciências para estudantes surdos em classes regulares, tendo em vista a Alfabetização Científica? Assim, este Guia foi desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado intitulada “A complexidade no ensino de ciências para estudantes surdos em classes regulares”, cujo objetivo geral foi verificar de que maneiras a aplicação de um guia para o ensino de ciências pode orientar professores do Ensino Fundamental II a favorecerem a Alfabetização Científica para educandos surdos e ouvintes simultaneamente. Seus objetivos específicos foram: promover e ampliar a reflexão e a discussão acadêmica, profissional e social sobre o tema educação inclusiva para estudantes surdos; produzir a versão inicial de um guia para Ensino de Ciências no contexto da educação inclusiva para estudantes surdos; realizar um curso de formação para professores de ciências do Ensino Fundamental II na Plataforma Moodle do Colégio Pedro II, utilizando a versão inicial desse guia como parte central do seu material de estudo; avaliar junto aos professores participantes do curso a adequação, a aplicabilidade e a relevância da versão inicial para a confecção de sua versão final. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, de cunho qualitativo, cujas etapas foram: estudo bibliográfico sobre ensino de ciências, educação inclusiva, estudante surdo e Alfabetização Científica; aplicação de questionário on-line a professores de ciências do Ensino Fundamental II, para avaliar o seu perfil, desafios e experiências quanto à inclusão de estudantes surdos; construção da versão inicial do Guia; aplicação de curso on-line com duração de 30 horas a esse público-alvo, para validação da versão inicial e construção desta versão final. Para a análise dos dados da pesquisa, foi eleita a Design-Based Research (DBR), por aproximar-se em seus preceitos das teorias da complexidade. A versão inicial foi considerada adequada, já que o uso de infográfico associado ao método de aprendizagem vivencial pode ajudar na construção do conhecimento; aplicável, dadas as informações e sugestões oferecidas; e relevante, por auxiliar o docente na educação inclusiva para surdos. Espera-se que o Guia contribua para que a ausência da audição seja oportunidade ao processo ensino-aprendizagem, não obstáculo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - estudo e ensino. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - educação | pt_BR |
Título: dc.title | Guia para ensino de ciências: a aprendizagem de estudantes surdos em classes regulares | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALEXANDRAGOIS2023PRODEDUC.pdf | 15.81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743987/2/ALEXANDRAGOIS2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons