A abordagem da temática indígena na perspectiva decolonial através de contos indígenas em aulas de espanhol como língua estrangeira para o ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Telma Almeida da-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rogerio Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T12:59:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T12:59:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado à dissertação "Culturas e histórias dos povos indígenas no ensino de espanhol: o uso das frestas para uma educação decolonial". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14601553pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743986-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto apresenta-se como um Caderno de Atividades que visa às turmas de segundo segmento do Ensino Fundamental, do sexto ao nono ano. Composto por nove contos de autoria de etnias indígenas distintas que tem por objetivos atender à obrigatoriedade da lei 11.645/2008 e às orientações do Parecer CNE/CEB nº 14/2015 nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), fomentar o debate sobre o apagamento das cosmologias indígenas e levar os estudantes a outros saberes além do homogeneizado pelo pensamento eurocêntrico. As atividades propostas servem como incentivo ao professor, visto que, sua prática pedagógica deve compreender reflexões críticas engajadas na superação da invisibilidade das epistemologias dos povos inferiorizados pela cultura dominante. Como a marginalização foi construída geográfica e sociologicamente a fim de apagar as identidades não brancas, cabe ao professor ações pedagógicas embasadas no debate sobre o racismo que atinge os povos indígenas nas suas várias manifestações. Estima-se que este Caderno de Atividades contribua para ampliar os conhecimentos sobre os povos originários e confrontar os estereótipos instituídos para deixá-los no passado, distante da sociedade brasileira. Disto isso, o material busca contemplar a legislação com o intuito de ampliar a consciência crítica sobre a importância histórica e cultural dos povos autóctones na formação das sociedades brasileira e dos países de língua espanhola nas Américas, como também, que o ensino da Língua Espanhola seja pautado na superação da Colonialidade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua espanhola - estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovos indígenas – Brasil - história - estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação decolonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologiapt_BR
Título: dc.titleA abordagem da temática indígena na perspectiva decolonial através de contos indígenas em aulas de espanhol como língua estrangeira para o ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua espanholapt_BR
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