Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Romeiro, Catharina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Kátia Regina Xavier da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T12:47:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T12:47:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional relacionado à dissertação "Crenças de autoeficácia docente de professores de educação física para o ensino de brincadeiras e jogos de matriz indígena". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=14754603 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743984 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material, intitulado “Vivendo as Brincadeiras Indígenas” se caracteriza como uma unidade didática (UD) voltada para docentes de educação física (EDF) do 1º segmento. Ele apresenta propostas de atividades contextualizadas, com foco nas brincadeiras e jogos de matriz indígena e valoriza aspectos sociais e culturais de diferentes etnias. A UD busca suprir a carência de materiais didáticos que sirvam de suporte para os docentes de EDF trabalharem a temática indígena em sala de aula. O material inclui discussões e foi dividido em três seções. A primeira seção apresenta diferentes abordagens para trabalhar com as brincadeiras e jogos de algumas etnias do Brasil. A segunda apresenta algumas atividades dos “Jogos dos Povos Indígenas” e sugestões para estruturar tais jogos na escola, com destaque para o espírito de cooperação e de celebração que se sobressaem nesses jogos. A terceira seção trata da construção de brinquedos indígenas com o uso de materiais alternativos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física - estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental - estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autoeficácia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos na educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
Título: dc.title | Vivendo as brincadeiras indígenas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CATHARINAROMEIRO2023PRODEDUC.pdf | 5,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743984/2/CATHARINAROMEIRO2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons