Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Ana Letícia Caruzo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vianna, Aline Viégas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T12:38:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T12:38:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional relacionado à dissertação "Materiais didáticos adaptados para o ensino de ciências e biologia: possibilidades para a inclusão de alunos com deficiência visual." Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13023426 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743983 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno pedagógico foi organizado a partir de uma cuidadosa inserção sobre as práticas pedagógicas e a formação docente dentro da perspectiva da Educação Inclusiva, construídas a partir da pesquisa: MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: possibilidades para a inclusão de alunos com deficiência visual, desenvolvida através do curso de Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica, do Colégio Pedro II – RJ. O objetivo principal desse produto educacional é apresentar materiais formativos para docentes e sugestões de materiais didáticos táteis contendo reflexões sobre as possíveis interações dos alunos deficientes visuais ou não, tendo como elo as principais tendências para o Ensino de Ciências e Biologia, retratando o caráter inclusivo destes recursos. Esse produto educacional se justifica, pois, um dos grandes desafios das Ciências Biológicas é o de ensinar determinados conceitos e processos a deficientes visuais como já indicam alguns pesquisadores desse tema, tais como Silva et al (2020); Mantoan (2015), Delou et al (2012) Krasilchik (2008) que advogam para a melhoria do Ensino de Ciências e Biologia que atenda às necessidades específicas de alunos com deficiência visual, a partir do uso de modelos didáticos diversificados na perspectiva de uma educação cada vez mais inclusiva. A elaboração deste produto se deu a partir da realização de um curso de extensão tanto para professores do ensino básico das redes pública e privada quanto para outros profissionais da educação, de diversas instituições escolares, engajados na inclusão dos deficientes visuais, promovido pela Coordenadoria de Extensão do Colégio Pedro II. Salientamos que não somente através da utilização dos materiais didáticos, em sala de aula, os alunos deficientes visuais totais ou com baixa visão irão desenvolver um aprendizado expressivo; acreditamos que aliado à produção de materiais educativos está a formação do professor, etapa essencial para que tenhamos um ensino realmente inclusivo. Assim, esperamos que esse caderno não seja mais um aglomerado de palavras e imagens, mas que venha facilitar a comunicação entre alunos e professores em prol de uma educação que atenda às necessidades específicas de todos os alunos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
Título: dc.title | Inclusão de deficientes visuais nas aulas de ciências e biologia: reflexões, formação docente e práticas pedagógicas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação inclusiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANAXAVIER2023PRODEDUC.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743983/2/ANAXAVIER2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons