Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leal, Ana Claudia de Macena Freitas D’Estillac | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amparo, Flávia Vieira da Silva do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T12:32:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T12:32:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional relacionado a dissertação "Letramento literário nos anos iniciais: uma abordagem estética do gênero poético nas práticas pedagógicas de formação do leitor". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14715852 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743982 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional classifica-se como material didático e instrucional, contém conteúdo pedagógico para docentes. Este produto apresenta orientações e reflexões para o desenvolvimento de práticas de letramento literário com poesia em sala de aula, partindo de propostas voltadas para a prática profissional de formação do leitor dos anos iniciais. Tem por objetivo favorecer a formação de docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e propor práticas de letramento literário em sala de aula com crianças de 6 a 8 anos a partir da apreciação estética de poemas. O material tem como principais premissas teóricas e metodológicas do letramento de Soares (2003) e do letramento literário de Cosson (2019), observando como o letramento literário pode favorecer o desenvolvimento de competências de leitura para além da simples compreensão textual; os estudos de Pinheiro (2018) sobre o estudo de poemas na sala de aula; traz a perspectiva da aprendizagem do sensível e do poético, pelo viés de Morin (2017) e Petit (2009), de modo a repensar a abordagem didatizante do ensino de literatura na escola e propor o texto literário como ampliação da experiência humana no campo das interrelações. Assim, são propostas quatro oficinas literárias destinadas a orientar professores de turmas do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, que buscam desenvolver práticas de letramento literário com poesia em sala de aula. Espera-se que o produto contribua com mais subsídios aos professores e sirva para incentivar práticas de letramento literário que valorizem critérios estéticos na escolha de livros e autores e na abordagem deste material, explorando outros sentidos do texto poético com o público de leitores iniciantes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental - estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | pt_BR |
Título: dc.title | Ler, sentir e conviver: caderno de oficinas de poesia para o 1° e 2° ano do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANACLAUDIALEAL2023PRODEDUC.pdf | 8,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743982/2/ANACLAUDIALEAL2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons