Ler, sentir e conviver: caderno de oficinas de poesia para o 1° e 2° ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeal, Ana Claudia de Macena Freitas D’Estillac-
Autor(es): dc.contributor.authorAmparo, Flávia Vieira da Silva do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T12:32:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T12:32:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado a dissertação "Letramento literário nos anos iniciais: uma abordagem estética do gênero poético nas práticas pedagógicas de formação do leitor". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14715852pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743982-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional classifica-se como material didático e instrucional, contém conteúdo pedagógico para docentes. Este produto apresenta orientações e reflexões para o desenvolvimento de práticas de letramento literário com poesia em sala de aula, partindo de propostas voltadas para a prática profissional de formação do leitor dos anos iniciais. Tem por objetivo favorecer a formação de docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e propor práticas de letramento literário em sala de aula com crianças de 6 a 8 anos a partir da apreciação estética de poemas. O material tem como principais premissas teóricas e metodológicas do letramento de Soares (2003) e do letramento literário de Cosson (2019), observando como o letramento literário pode favorecer o desenvolvimento de competências de leitura para além da simples compreensão textual; os estudos de Pinheiro (2018) sobre o estudo de poemas na sala de aula; traz a perspectiva da aprendizagem do sensível e do poético, pelo viés de Morin (2017) e Petit (2009), de modo a repensar a abordagem didatizante do ensino de literatura na escola e propor o texto literário como ampliação da experiência humana no campo das interrelações. Assim, são propostas quatro oficinas literárias destinadas a orientar professores de turmas do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, que buscam desenvolver práticas de letramento literário com poesia em sala de aula. Espera-se que o produto contribua com mais subsídios aos professores e sirva para incentivar práticas de letramento literário que valorizem critérios estéticos na escolha de livros e autores e na abordagem deste material, explorando outros sentidos do texto poético com o público de leitores iniciantes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamental - estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPoesiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstéticapt_BR
Título: dc.titleLer, sentir e conviver: caderno de oficinas de poesia para o 1° e 2° ano do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLiteraturapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons