Estratégias de inclusão para crianças com TEA na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Rosilene Pereira Barrento-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Marcia Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T12:24:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T12:24:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado à dissertação "Crianças com TEA na educação infantil: estratégias de inclusão baseadas em características sensoriais". Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14717155pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743980-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional construído foi um livro para o professor com sugestões de práticas e propostas de intervenção acerca de estímulos sensoriais dos ambientes e materiais educacionais para crianças com Transtorno de Espectro Autista. Este produto educacional foi desenvolvido a partir da dissertação: “Crianças com TEA na educação Infantil: estratégias de inclusão baseadas em características sensoriais”. O objetivo principal do livro, junto a dissertação é estimular o professor a construir estratégias de inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil, O primeiro capítulo aborda o conceito sobre Educação Infantil. O objetivo e discutir sobre a primeira infância como base na formação educacional previsto na lei a relevância da estimulação precoce em crianças diagnosticadas com TEA e os direitos de aprendizagem descritos na BNCC. O segundo capítulo aborda Transtorno do Espectro Autista. O objetivo é informar sobre as principais características do TEA, adotando a descrição do DSM-5-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) AMERICAN PSYCHIATRIC (ASSOCIATION, 2013). Nesta edição, a definição sofreu uma alteração em agosto de 2022, organizando os critérios que justificam o diagnóstico. Além disso, descreve-se o início da história do autismo, listando os primeiros médicos que marcaram a descoberta. O terceiro capítulo aborda a Teoria da Integração Sensorial, de Ayres, o Transtorno do Processamento Sensorial, de Miller e colaboradores (2007), e as características sensoriais da hipossensibilidade e hipersensibilidade. O quarto capítulo aborda os marcos do desenvolvimento baseado na Epistemologia Genética, de Jean Piaget, e na Teoria Psicogenética, de Wallon. Muitas crianças com TEA apresentam atrasos em seus marcos de desenvolvimento. O conhecimento do conceito e a avaliação das habilidades e comportamentos típicos de cada faixa etária precisam ser de domínio dos educadores. O quinto capítulo, apresenta o Inventário Portage Operacionalizado (IPO), que pode ser utilizado por profissionais da educação e da saúde, e avalia seis áreas específicas: estimulação infantil, motora, linguagem, autocuidados, cognição e desenvolvimento. O sexto capítulo, apresenta as contribuições pedagógicas desenvolvidas a partir da dissertação e aborda as estratégias de adaptações de material, currículo e ambiente baseadas nas características de hipossensibilidade ou hipersensibilidade sensorial das crianças com TEA. As estratégias foram utilizadas na prática e demonstraram bons resultados no cotidiano das crianças. As estratégias apresentadas são simples e de baixo custo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil – estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno de processamento sensorialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Título: dc.titleEstratégias de inclusão para crianças com TEA na educação infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação especialpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons