Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Rosilene Pereira Barrento | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Marcia Martins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-05T12:24:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-05T12:24:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional relacionado à dissertação "Crianças com TEA na educação infantil: estratégias de inclusão baseadas em características sensoriais". Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14717155 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743980 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional construído foi um livro para o professor com sugestões de práticas e propostas de intervenção acerca de estímulos sensoriais dos ambientes e materiais educacionais para crianças com Transtorno de Espectro Autista. Este produto educacional foi desenvolvido a partir da dissertação: “Crianças com TEA na educação Infantil: estratégias de inclusão baseadas em características sensoriais”. O objetivo principal do livro, junto a dissertação é estimular o professor a construir estratégias de inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil, O primeiro capítulo aborda o conceito sobre Educação Infantil. O objetivo e discutir sobre a primeira infância como base na formação educacional previsto na lei a relevância da estimulação precoce em crianças diagnosticadas com TEA e os direitos de aprendizagem descritos na BNCC. O segundo capítulo aborda Transtorno do Espectro Autista. O objetivo é informar sobre as principais características do TEA, adotando a descrição do DSM-5-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) AMERICAN PSYCHIATRIC (ASSOCIATION, 2013). Nesta edição, a definição sofreu uma alteração em agosto de 2022, organizando os critérios que justificam o diagnóstico. Além disso, descreve-se o início da história do autismo, listando os primeiros médicos que marcaram a descoberta. O terceiro capítulo aborda a Teoria da Integração Sensorial, de Ayres, o Transtorno do Processamento Sensorial, de Miller e colaboradores (2007), e as características sensoriais da hipossensibilidade e hipersensibilidade. O quarto capítulo aborda os marcos do desenvolvimento baseado na Epistemologia Genética, de Jean Piaget, e na Teoria Psicogenética, de Wallon. Muitas crianças com TEA apresentam atrasos em seus marcos de desenvolvimento. O conhecimento do conceito e a avaliação das habilidades e comportamentos típicos de cada faixa etária precisam ser de domínio dos educadores. O quinto capítulo, apresenta o Inventário Portage Operacionalizado (IPO), que pode ser utilizado por profissionais da educação e da saúde, e avalia seis áreas específicas: estimulação infantil, motora, linguagem, autocuidados, cognição e desenvolvimento. O sexto capítulo, apresenta as contribuições pedagógicas desenvolvidas a partir da dissertação e aborda as estratégias de adaptações de material, currículo e ambiente baseadas nas características de hipossensibilidade ou hipersensibilidade sensorial das crianças com TEA. As estratégias foram utilizadas na prática e demonstraram bons resultados no cotidiano das crianças. As estratégias apresentadas são simples e de baixo custo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil – estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno de processamento sensorial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
Título: dc.title | Estratégias de inclusão para crianças com TEA na educação infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ROSILENESILVA2023PRODEDUC.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743980/2/ROSILENESILVA2023PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons