Telegram: experiências de ensino-aprendizagem da resenha crítica no ensino híbrido

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSeixas, Carla Patrícia Vasconcelos-
Autor(es): dc.contributor.authorMaciel, Alda Maria Coimbra Aguilar-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Aira Suzana Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T12:19:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T12:19:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado à dissertação "Telegram: a interatividade na perspectiva do ensino-aprendizagem da resenha crítica no ensino híbrido". Disponível em - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14716551pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743979-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book trata-se de uma proposta de ensino, voltada a docentes que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental, envolvendo sugestões de atividades práticas que ampliam a interatividade no Telegram para o ensino e a aprendizagem, inicialmente, de resenha crítica, que também pode ser explorado em outras situações de aprendizagem, conforme o interesse docente. Este material é o produto da pesquisa “TELEGRAM: a interatividade na perspectiva do ensino-aprendizagem da resenha crítica no ensino híbrido”, desenvolvida no Mestrado Profissional de Práticas de Educação Básica, do Programa de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. A pesquisa teve como objetivo investigar como a interatividade da rede social Telegram pode favorecer o ensino-aprendizagem da resenha crítica no ensino híbrido. O interesse pelo estudo foi despertado pela prática de sala de aula com turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, constantemente desafiada pelo ensino e pela aprendizagem de gêneros discursivos em um contexto escolar que privilegia a norma, a nomenclatura e as classificações nas aulas de Língua Portuguesa. As propostas de atividades são detalhadas ao longo da proposta de ensino. Tem-se a expectativa de que ele seja replicado, adaptado às novas e diferentes situações educacionais e combinado com outros materiais. Não se pretende, contudo, esgotar as possibilidades de práticas a serem aplicadas na rede social. O que se apresenta aqui serve de ponto de partida para outras ideias e utilizações. Espera-se, também, que as propostas de atividades sugeridas sejam ampliadas no fazer pedagógico, podendo ser adaptadas para outros gêneros discursivos ou, até mesmo, para outros componentes curriculares.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa – estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução escritapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMensagens instantâneaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteratividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbridopt_BR
Título: dc.titleTelegram: experiências de ensino-aprendizagem da resenha crítica no ensino híbridopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons