MANUAL ILUSTRADO SOBRE MEDIDAS DE TEMPO: CONTEXTOS E ATIVIDADES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENISNO FUNDAMENTAL.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMELLO GONGORA DIAS, DENNYS-
Autor(es): dc.contributor.authorCOLEHO NETO, JOÃO-
Autor(es): dc.contributor.authorNEGRÃO DE ARAÚJO, ROBERTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-05T12:16:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-05T12:16:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherDENNYS DE MELLO GONGORA DIAS PRODUTOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743977-
Resumo: dc.description.abstractO Manual Ilustrado sobre Medidas de Tempo: contextos e atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental, foi elaborado a partir das habilidades que devem ser adquiridas pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental baseados na Base Nacional Curricular Comum (2017), mas efetivamente na turma do 3º ano. As atividades apresentadas neste manual visam contextualizar o ensino de Medidas de Tempo em uma sequência o qual o ensino vai se constituindo conforme a escolaridade que o aluno progride, utilizando os documentos que norteiam a Educação brasileira, tais como a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL 2017), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), o Referencial Curricular do Paraná (2018) e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (2008), que apresentam as habilidades que os alunos devem ter ao completar determinados ciclos de aprendizagem, e esta aprendizagem devem ser realizadas afim de tornar os alunos cidadãos críticos e que saibam se relacionar com o mundo e com a nossa sociedade. A construção das atividades seguiu a concepção de exploração do conceito de tempo a partir dos conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo a escola. A necessidade de se refletir a matemática, na educação, levará o sujeito a compreender a natureza do conteúdo naquela realidade. É uma busca pela forma de como a matemática influencia as atividades sociais e como as mesmas influenciam a matemática. Portanto, devemos estar aptos a entender o que a matemática faz para a sociedade. Portanto, faz-se necessário refletir sobre os conteúdos abordados, sua existência na realidade vivida e como ela interfere na dinâmica social (Pinto, Pires, 2019, p. 126). A proposta das diversas atividades que compõem este manual vem ao encontro da minha percepção de professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, observando a lacuna que muitos professores deixam ao menosprezar este conteúdo tão importante. Lacunas estas que podem dificultar o desenvolvimento matemático do aluno e muitas vezes a compreensão e organização de sua vida cotidiana, visto que as Medidas de Tempo são uma das formas de se organizar a nossa vida e estão presentes desde o nosso nascimento. Compreender o tempo e suas medidas é uma das formas de se situar em nosso mundo e assim poder agir e modificar a sua vivência, pois o tempo é a referência que permeia toda a nossa sociedade e compreende-lo é umas das formas de se relacionar com o mundo atual em que vivemos e compreender a nossa história. A seguir será apresentada como surgiu a contagem do tempo e a importância das Medidas de Tempo para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como as diversas atividades com o foco no ensino das Medidas de Tempo que compõem este manual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,230 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMedida de Tempopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectManual Ilustradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleMANUAL ILUSTRADO SOBRE MEDIDAS DE TEMPO: CONTEXTOS E ATIVIDADES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENISNO FUNDAMENTAL.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons