Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Lusileide Mota do | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Thiengo, Edmar Reis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-03T10:53:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-03T10:53:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL LUSILEIDE MOTA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743837 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional emergiu da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação emCiências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Espıŕito Santo (Ifes), sobre a temática: “Frações pela perspectiva de medição: Práticainvestigativa em contexto de alfabetização matemática de estudantes com Transtorno doEspectro Autista” (Nascimento, 2023). Importa-nos ressaltar que essa pesquisa teve início no contexto da Pandemia do covid-19.Em modelo de ensino a distância foi possível realizar a fundamentação teórica dosestudos. No entanto, a efetivação da produção de dados foi legitimada pós pandemia. A perspectiva dessa investigação foi compreender "como se dá a aprendizagem doconceito de frações pela perspectiva de medição em contexto de alfabetizaçãomatemática", em diferentes regiões do espectro autista" por meio de estimulação dasfunções psicológicas superiores (Vigotski, 1997) e utilizando como auxílio para o ensino eaprendizagem, o material concreto manipulativo (Smole, 2016) escala de Cuisenaire, parapromover o desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes pesquisados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | escala de cuisenaire | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | alfabetização matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | estudante autista | pt_BR |
Título: dc.title | A escala de Cuisenaire na alfabetização matemática de estudantes autistas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Educimat | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL LUSILEIDE MOTA.pdf | 10,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743837/2/PRODUTO EDUCACIONAL LUSILEIDE MOTA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons