Explorando os caminhos dos alimentos: oficina interativa para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Maria José Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Grazielle Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-03T00:50:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-03T00:50:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-01-
identificador: dc.identifier.otherExplorando os caminhos dos alimentospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743793-
Resumo: dc.description.abstractA cartilha se configura como o produto educacional da dissertação "Explorando os caminhos dos alimentos Oficina Interativa para o ensino de Ciências de estudantes com Transtorno do Espectro Autista" desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Dentre os vários documentos emanados pelo Ministério da Educação não existe um específico que oriente os sistemas e ensino quanto a parâmetros curriculares para a educação especial, o que há, de fato, são orientações, diretrizes para que os sistemas de ensino garantam o acesso aos conteúdos básicos que a escolarização deve proporcionar a todos os indivíduos – inclusive àqueles com necessidades educacionais especiais. Essa cartilha foi vislumbrada em meio às ações cotidianas da prática pedagógica em uma escola em que há escassez em estratégias e recursos para o ensino de Ciências. Este fato associado a perspectiva de desenvolver-se atividades que propiciassem a inclusão vivificada de alunos com TEA, fez com que fosse desenvolvida a Oficina Interativa “Explorando os caminhos dos alimentos” associada a recursos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) e a Jogos que envolvem regras, desafios, objetivos e que podem ser usados para ensinar uma variedade de conceitos e habilidades além de atender às necessidades específicas de cada aluno. Para alcançar tais objetivos foram desenvolvidas atividades divididas em blocos que terão a participação de todos os alunos – neurotípicos e autistas. Temos a parceria e colaboração dos professores da sala de recursos multifuncionais (AEE), Orientação Educacional, Direção, Coordenação e alguns pais da comunidade escolar. Dessa forma, para que a Oficina Interativa “Explorando os caminhos dos alimentos” possa ser plenamente utilizada e aplicada por outros profissionais da educação será organizada sob a forma de Cartilha com as sequências de atividades realizadas, em anexo, para que possam contribuir com a inclusão e a interação de alunos com TEA e neurotípicos matriculados em escolas da Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypedigitalpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTEApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Alimentarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Título: dc.titleExplorando os caminhos dos alimentos: oficina interativa para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de ciênciaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestradopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons