Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Maria Luciana Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Renata Lourinho da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-02T13:44:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-02T13:44:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743784 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Livro paradidático, dividido em sete tarefas e em cada tarefa, há um bloco de orientações, direcionado para o professor(a) desenvolver a sequência com sua turma. O objetivo deste produto é proporcionar situações que auxiliem os estudantes, a construir conceitos matemáticos a respeito dos conteúdos da adição e subtração. A sequência didática está ancorada na Engenharia Didática de Michèle Artigue, proporcionando uma sistematização dos conhecimentos trabalhados sobre adição e subtração, oportunizando ao professor(a) alterações ou adaptações, caso sejam necessárias. Desse modo, as tarefas construídas foram fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais, tendo como ponto de partida as análises prévias, obtidas do estudo das dificuldades de ensino e de aprendizagem sobre os conteúdos da adição e subtração nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | soma | - |
Palavras-chave: dc.subject | campos conceituais | - |
Título: dc.title | Sequência didática e o campo aditivo para o ensino de adição e subtração nos anos iniciais do fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Formação de professores | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação geral | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2023_Produto Educacional_Maria Luciana Souza Gonçalves_.pdf | 840,8 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743784/2/2023_Produto Educacional_Maria Luciana Souza Gonçalves_.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons