Ciências da natureza para intérpretes de LIBRAS: explicações e exemplos do cotidiano

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Vanessa Lima dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Elane Chaveiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T14:38:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T14:38:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-30-
identificador: dc.identifier.other136-Vanessa-Lima-dos-Santos-Teixeirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743759-
Resumo: dc.description.abstractPor meio da inclusão da pessoa com deficiência (PcD) em escolas regulares, tem-se a inserção na sala de aula, do tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais-português (TILSP) como intermediador da comunicação da língua portuguesa para a Libras entre o estudante e o professor. Na educação básica, nas aulas das disciplinas que compõe a área das ciências da natureza, procura-se gerar a compreensão do conhecimento científico através do uso sistemático de uma linguagem específica e de cálculos matemáticos. Há, portanto, uma dificuldade intrínseca neste processo, a interpretação feita por um TILSP que não necessariamente tem formação ou domínio na área das ciências naturais. Nesta pesquisa, objetivou-se conhecer estas dificuldades e contribuir para saná-las por meio de um produto educacional de acesso facilitado aos profissionais que atuam com a interpretação nas aulas de ciências naturais. Dessa forma, foi utilizada uma metodologia qualitativa participante que contou com a experiência de quatro TILSP atuantes na Escola Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller no ano de 2022. Os participantes, presentes na pesquisa desde o início, apontaram as dificuldades e os desafios enfrentados como, a falta de sinais para as expressões científicas, que exigem ainda, que a interpretação seja feita por meio da contextualização e/ou de exemplos que favoreçam a compreensão do assunto, tema ou conceito explicado pelo professor regente. Com fundamentação teórica baseada em Vygotsky e discussões subsidiadas por outras pesquisas sobre a educação inclusiva, além da intensa participação dos TILSP, o produto educacional foi construído sem fórmulas matemáticas e com linguagem mais acessível a estes profissionais, contendo conteúdos referentes ao 2° ano do ensino médio, por ser esta, a série onde mais TILSP estavam em atuação no ano de 2022. Conforme apontam os participantes da pesquisa, o produto educacional gerado será de grande auxílio na compreensão, contextualização e na interpretação dos conteúdos selecionados devendo ser consultado por outros profissionais que atuam como TILSP.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.148 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTILSPpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências da naturezapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Título: dc.titleCiências da natureza para intérpretes de LIBRAS: explicações e exemplos do cotidianopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
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