Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Vanessa Lima dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Elane Chaveiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T14:38:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T14:38:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | 136-Vanessa-Lima-dos-Santos-Teixeira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743759 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Por meio da inclusão da pessoa com deficiência (PcD) em escolas regulares, tem-se a inserção na sala de aula, do tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais-português (TILSP) como intermediador da comunicação da língua portuguesa para a Libras entre o estudante e o professor. Na educação básica, nas aulas das disciplinas que compõe a área das ciências da natureza, procura-se gerar a compreensão do conhecimento científico através do uso sistemático de uma linguagem específica e de cálculos matemáticos. Há, portanto, uma dificuldade intrínseca neste processo, a interpretação feita por um TILSP que não necessariamente tem formação ou domínio na área das ciências naturais. Nesta pesquisa, objetivou-se conhecer estas dificuldades e contribuir para saná-las por meio de um produto educacional de acesso facilitado aos profissionais que atuam com a interpretação nas aulas de ciências naturais. Dessa forma, foi utilizada uma metodologia qualitativa participante que contou com a experiência de quatro TILSP atuantes na Escola Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller no ano de 2022. Os participantes, presentes na pesquisa desde o início, apontaram as dificuldades e os desafios enfrentados como, a falta de sinais para as expressões científicas, que exigem ainda, que a interpretação seja feita por meio da contextualização e/ou de exemplos que favoreçam a compreensão do assunto, tema ou conceito explicado pelo professor regente. Com fundamentação teórica baseada em Vygotsky e discussões subsidiadas por outras pesquisas sobre a educação inclusiva, além da intensa participação dos TILSP, o produto educacional foi construído sem fórmulas matemáticas e com linguagem mais acessível a estes profissionais, contendo conteúdos referentes ao 2° ano do ensino médio, por ser esta, a série onde mais TILSP estavam em atuação no ano de 2022. Conforme apontam os participantes da pesquisa, o produto educacional gerado será de grande auxílio na compreensão, contextualização e na interpretação dos conteúdos selecionados devendo ser consultado por outros profissionais que atuam como TILSP. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.148 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | TILSP | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | Ciências da natureza para intérpretes de LIBRAS: explicações e exemplos do cotidiano | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
136-Vanessa-Lima-dos-Santos-Teixeira.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743759/2/136-Vanessa-Lima-dos-Santos-Teixeira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons