Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Valentim, Eraci Martins da Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Elane Chaveiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T14:21:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T14:21:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | 134-Eraci-Martins-da-Fonseca-Valentim-17fev2023 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743758 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na educação básica de nível médio, o professor ainda enfrenta desafios em diversificar sua prática docente por meio de aulas que sejam diferentes das expositivas. Diante disso, temse, como objetivo de pesquisa, criar e avaliar um produto educacional na forma de um guia didático, que utiliza a metodologia ativa da sala de aula invertida (SAI), para ensinar conhecimentos de estados de agregação e transformações da matéria. Esse material pedagógico é uma proposta didática de ensino, com conhecimentos científicos articulados às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se projeta para a área de ensino de ciência da natureza da educação básica. A pesquisa consistiu na investigação da prática docente sobre a metodologia ativa no contexto escolar e no estudo amplo e detalhado de conhecimentos para a elaboração de um produto educacional. Assim, apresentou-se o problema da pesquisa, expresso da seguinte forma: Qual é a potencialidade de uma proposta didática que utiliza a metodologia ativa da sala de aula invertida para ensinar conhecimentos de estados de agregação e transformações da matéria? Para elucidar essa questão, realizou-se uma investigação com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa exploratória e estudo de caso. A revisão da literatura foi feita por meio de livros, artigos, revistas, periódicos, teses e dissertações. A etapa da coleta de dados foi realizada na escola, por meio da aplicação de questionários e entrevista semiestruturada a quatro professores da área de ciências da natureza que atuam na educação básica. Os dados foram tratados empregando-se o método de análise de conteúdo. A avaliação do produto educacional pelos professores participantes da pesquisa foi satisfatória, pois os dados fornecidos na avaliação possibilitaram adequações ao material, ao passo que também evidenciaram a sua validação diante do contexto escolar em que se projetou o produto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 938 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodoogias ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
Título: dc.title | Sala de aula invertida: uma proposta didática para o ensino de estados de agregação e transformações da matéria | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
134-Eraci-Martins-da-Fonseca-Valentim-17fev2023.pdf | 937.13 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743758/2/134-Eraci-Martins-da-Fonseca-Valentim-17fev2023.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons