Sala de aula invertida: uma proposta didática para o ensino de estados de agregação e transformações da matéria

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorValentim, Eraci Martins da Fonseca-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Elane Chaveiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T14:21:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T14:21:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-17-
identificador: dc.identifier.other134-Eraci-Martins-da-Fonseca-Valentim-17fev2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743758-
Resumo: dc.description.abstractNa educação básica de nível médio, o professor ainda enfrenta desafios em diversificar sua prática docente por meio de aulas que sejam diferentes das expositivas. Diante disso, temse, como objetivo de pesquisa, criar e avaliar um produto educacional na forma de um guia didático, que utiliza a metodologia ativa da sala de aula invertida (SAI), para ensinar conhecimentos de estados de agregação e transformações da matéria. Esse material pedagógico é uma proposta didática de ensino, com conhecimentos científicos articulados às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se projeta para a área de ensino de ciência da natureza da educação básica. A pesquisa consistiu na investigação da prática docente sobre a metodologia ativa no contexto escolar e no estudo amplo e detalhado de conhecimentos para a elaboração de um produto educacional. Assim, apresentou-se o problema da pesquisa, expresso da seguinte forma: Qual é a potencialidade de uma proposta didática que utiliza a metodologia ativa da sala de aula invertida para ensinar conhecimentos de estados de agregação e transformações da matéria? Para elucidar essa questão, realizou-se uma investigação com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa exploratória e estudo de caso. A revisão da literatura foi feita por meio de livros, artigos, revistas, periódicos, teses e dissertações. A etapa da coleta de dados foi realizada na escola, por meio da aplicação de questionários e entrevista semiestruturada a quatro professores da área de ciências da natureza que atuam na educação básica. Os dados foram tratados empregando-se o método de análise de conteúdo. A avaliação do produto educacional pelos professores participantes da pesquisa foi satisfatória, pois os dados fornecidos na avaliação possibilitaram adequações ao material, ao passo que também evidenciaram a sua validação diante do contexto escolar em que se projetou o produto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent938 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodoogias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
Título: dc.titleSala de aula invertida: uma proposta didática para o ensino de estados de agregação e transformações da matériapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons