Sequência didática com mapas conceituais: promovendo aprendizagens sobre células

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Kleyva de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorCerqueira, Lenicy Lucas de Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T14:14:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T14:14:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-16-
identificador: dc.identifier.other132-Kleyva-de-Almeida-Castro-16dez2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743757-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo compreender se os mapas conceituais (MCs) aplicados durante uma Sequência Didática (SD) podem contribuir para a aprendizagem do conceito Célula. Neste sentido, a questão orientadora da pesquisa foi compreender: Como se configura a aprendizagem do conceito de Célula no ensino fundamental com o uso de mapas conceituais? A fim de esclarecer a presente questão, foi elaborada uma proposta de Sequência Didática fundamentada nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e dos Mapas Conceituais de Joseph Novak. As atividades foram estruturadas a fim de resgatar os conhecimentos prévios dos alunos e relacioná-los as novas informações a serem aprendidas, tornando o conteúdo mais próximo do cotidiano do aluno para assim diminuir o grau de abstração da temática. A proposta didática foi aplicada em uma turma de 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira, no município de Paranatinga-MT e contou com a participação de 25 alunos. Esta pesquisa se apoia nos pressupostos da pesquisa qualitativa de natureza estudo de caso, e utilizou como instrumentos de coleta de dados, inicialmente uma pesquisa bibliográfica intitulada Estado da Arte a fim de analisar como os mapas conceituais estão sendo abordados na área de ensino de Ciências da Natureza. Na aplicação da SD foram utilizados como instrumentos de coleta de dados dois questionários: pré e pós-teste com questões abertas, respectivamente para identificação de conhecimentos prévios e avaliação da aprendizagem, produção de MCs e questionário semiestruturado para avaliação das atividades. Os resultados indicaram que houve um avanço conceitual no decorrer da sequência sendo evidenciado na análise do pós-teste. O pré-teste indicou que os participantes tinham uma compreensão muito informal da temática, e que ao final foram adquiridos novos conceitos por meio da diferenciação progressiva daqueles inicialmente compartilhados. Com base nisso, conclui-se que as atividades da SD e a construção de MCs propiciaram a organização e construção de novos conhecimentos visando a aprendizagem significativa. Percebeu-se também que o contato inicial dos alunos com os mapas foi desafiador, pois nas atividades práticas apresentaram dificuldades na organização e hierarquização dos conceitos, sendo que na segunda produção demonstraram um pouco mais de autonomia. Desse modo, os resultados das produções apontaram que a organização dos conteúdos numa sequência estruturada de aulas com a prática de construção de MCs possibilitou uma mudança das concepções prévias promovendo assim a aprendizagem. Enfim, como parte dos requisitos deste programa de pós-graduação, elaborou-se um Guia Didático para servir de subsídio teórico e prático para professores que desejam utilizar as abordagens da SD e a produção de mapas, ele apresenta a descrição das atividades desenvolvidas durante as aulas, dicas para se elaborar uma SD e orientações para a criação e avaliação dos MCs.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.926 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleSequência didática com mapas conceituais: promovendo aprendizagens sobre célulaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons