Crise hídrica: o diálogo entre a contextualização sociocultural e projeto de vida

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorConceição, Patrícia Lorêro-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Mariuce Campos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T13:42:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T13:42:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-07-
identificador: dc.identifier.other130-Patricia-Lorero-da-Conceicao-07dez2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743755-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa se insere no âmbito do mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso. Neste processo, em conjunto com a dissertação, desenvolveu-se um livreto que aborda a crise hídrica em diálogo com o componente curricular projeto de vida dos estudantes. Com essa proposta, intenciona-se dar voz aos estudantes envolvidos num processo educativo contextualizado. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar, pela participação ativa dos estudantes, através de sua compreensão e concepção, a viabilidade do processo de ensino e de aprendizagem da referida temática. Pressupõe-se que a contextualização proposta se constitui um princípio curricular com funções complexas e comprometidas capazes de levar à formação para o exercício da cidadania. Por isso, adotamos a contextualização como uma estratégia metodológica e um princípio norteador. Ainda, pressupõese que conhecimento sobre o contexto histórico, social e cultural no qual o estudante está inserido é fundamental para compreender seu projeto de vida, seus impactos pessoais e sociais. Metodologicamente, a pesquisa e a análise são de natureza qualitativa e de caráter construtivointerpretativo, apoiadas em um sistema conversacional com o qual a pesquisadora busca ruptura com a epistemologia estímulo-resposta e integra-se à dinâmica da conversação. O contexto da pesquisa foi instalado em julho de 2022, no período noturno, em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Participaram da pesquisa cinco estudantes da referida turma. Neste contexto, observou-se algumas dificuldades de compreensão dos conceitos químicos relacionados com a água, mas compreendeu-se as contribuições do tema para a vida dos mesmos em sociedade, já que levaram em conta a presença e a importância da água no nosso cotidiano, assim como, os impactos do consumo, do desperdício, do tratamento adequado para toda a sociedade e para o meio ambiente. Neste sentido, a combinação entre contextualização histórico-cultural e os projetos de vida foi viável para defender a relevância desse componente curricular diante das escolhas pessoais e das expressões de nossa humanidade desde que estejam conectados com a realidade social, cultural e ambiental. Os resultados obtidos apontam que os estudantes percebem e compreendem os cuidados com a água, sendo assim, defende-se que a aprendizagem deve valorizar a aplicação dos conhecimentos na vida individual, nos projetos de vida, no mundo do trabalho, favorecendo o protagonismo dos estudantes. As escolhas, ações e o projeto que o estudante pode vir a elaborar na escola, ainda que seguirem ou não, será influenciado pelo contexto histórico e cultural ao qual cada um pertence.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.234 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectContextualizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCrise hídricapt_BR
Título: dc.titleCrise hídrica: o diálogo entre a contextualização sociocultural e projeto de vidapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
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