Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Saulo Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T13:32:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T13:32:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | 125 Saulo Carvalho Dias | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743754 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa apresenta uma investigação sobre a produção e elaboração de uma Sequência Didática (SD) Digital sobre o tema de Eletroquímica, de forma a responder a questão norteadora: quais as possíveis contribuições da Sequência Didática “Ensino Digital de Eletroquímica”, como estratégia pedagógica para o ensino de Química na Educação Básica, na perspectiva de professores de Química de uma escola estadual do município de Várzea Grande - MT?Assume-se a abordagem qualitativa de pesquisa, tomando-se o método do estudo de caso, pois permite ao investigador explicar o fenômeno, em seu contexto real, por intermédio de uma gama de métodos e formas de explorar, compreender e descrever o caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários on-line, entrevistas semiestruturadas, artigos relacionados ao ensino de Eletroquímica, livros didáticos e aplicações de tecnologias digitais. O universo da pesquisa compreende a Escola Estadual do Professora Adalgisa de Barros, localizada no município de Várzea Grande-MT, tendo como participantes da pesquisa quatro professoras da referida escola. Ao se realizar uma revisão bibliográfica sobre Eletroquímica se verifica que, além de um pequeno número de publicações voltadas para o Ensino Médio, há carências de pesquisas voltadas para o ensino deste conceito, pois se trata de um conceito químico fundamental para a sistematização de inúmeros outros campos da Química. Assim, com intuito de contribuir para o enfrentamento dos problemas relacionados ao ensino e aprendizagem desse conteúdo, um produto educacional é apresentado como procedimento para o ensino, por meio de uma Sequência Didática (SD), para apoiar o professor, em sua prática pedagógica, em um ambiente dinâmico e interativo, tornando-se o indivíduo ativo e protagonista do conhecimento científico, dando-lhe a oportunidade de desenvolver e construir conceitos, de forma significativa, em relação ao conhecimento da Eletroquímica dentro do ensino de Química. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.462 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletroquímica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino digital de eletroquímica: proposta de sequência didática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
125 Saulo Carvalho Dias.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743754/2/125 Saulo Carvalho Dias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons