Ensino digital de eletroquímica: proposta de sequência didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Saulo Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Marcel Thiago Damasceno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T13:32:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T13:32:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-17-
identificador: dc.identifier.other125 Saulo Carvalho Diaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743754-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta uma investigação sobre a produção e elaboração de uma Sequência Didática (SD) Digital sobre o tema de Eletroquímica, de forma a responder a questão norteadora: quais as possíveis contribuições da Sequência Didática “Ensino Digital de Eletroquímica”, como estratégia pedagógica para o ensino de Química na Educação Básica, na perspectiva de professores de Química de uma escola estadual do município de Várzea Grande - MT?Assume-se a abordagem qualitativa de pesquisa, tomando-se o método do estudo de caso, pois permite ao investigador explicar o fenômeno, em seu contexto real, por intermédio de uma gama de métodos e formas de explorar, compreender e descrever o caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários on-line, entrevistas semiestruturadas, artigos relacionados ao ensino de Eletroquímica, livros didáticos e aplicações de tecnologias digitais. O universo da pesquisa compreende a Escola Estadual do Professora Adalgisa de Barros, localizada no município de Várzea Grande-MT, tendo como participantes da pesquisa quatro professoras da referida escola. Ao se realizar uma revisão bibliográfica sobre Eletroquímica se verifica que, além de um pequeno número de publicações voltadas para o Ensino Médio, há carências de pesquisas voltadas para o ensino deste conceito, pois se trata de um conceito químico fundamental para a sistematização de inúmeros outros campos da Química. Assim, com intuito de contribuir para o enfrentamento dos problemas relacionados ao ensino e aprendizagem desse conteúdo, um produto educacional é apresentado como procedimento para o ensino, por meio de uma Sequência Didática (SD), para apoiar o professor, em sua prática pedagógica, em um ambiente dinâmico e interativo, tornando-se o indivíduo ativo e protagonista do conhecimento científico, dando-lhe a oportunidade de desenvolver e construir conceitos, de forma significativa, em relação ao conhecimento da Eletroquímica dentro do ensino de Química.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.462 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletroquímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleEnsino digital de eletroquímica: proposta de sequência didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons