Jogando com o diagrama de Linus Pauling: produto educacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSimões, Estelita-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Elane Chaveiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T13:27:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T13:27:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
identificador: dc.identifier.other124-Estellita-Simoes-31mai2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743753-
Resumo: dc.description.abstractA prática docente no ensino de Química apresenta diversos desafios, um dos quais é lidar com as dificuldades de ensino para assuntos específicos como, por exemplo, os conceitos sobre configuração e distribuição eletrônica. Nos últimos anos, os jogos didáticos vêm sendo uma das ferramentas mais utilizadas, em sala de aula, para tentar sanar parte destas dificuldades. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou refletir sobre a potencialidade de um jogo didático em provocar aprendizagem significativa. Para isso, foi confeccionado e avaliado um manual de um jogo de tabuleiro denominado: Jogando com o Diagrama de Linus Pauling. Este jogo propõe o estudo da configuração eletrônica, caracterização dos elementos químicos e sua localização na tabela periódica, bem como lida com a formação de íons e moléculas utilizando linguagem científica de forma lúdica. A metodologia utilizada se configura como qualitativa do tipo estudo de caso e havia sido realizada por etapas constituídas, inicialmente, pela fundamentação teórica, que versou sobre a utilização de jogos didáticos para o ensino de química de configuração eletrônica com foco na tabela periódica e a utilização de sequências didáticas. A seguir foi apresentada a construção de um manual, que contém os materiais necessários para a construção do jogo e as regras para sua aplicação. Segue-se a isso, a proposição de uma sequência didática que visou subsidiar a prática docente. O jogo foi validado por 4 estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFMT, campus de Cuiabá matriculados nos estágios supervisionados. Estes participantes receberam o manual do jogo contendo aproposta de criação e de execução e o avaliaram por meio de um formulário on-line. Dessa forma, ao correlacionar os referenciais teóricos e as respostas dadas ao formulário, foi possível evidenciar que o jogo didático não resolve os problemas de aprendizagem de todos os estudantes, mas ao ser trabalhadode forma correta, ou seja, bem planejado, com regras claras, aplicado no momento correto da prática pedagógica, relacionando este com o conteúdo proposto, melhora o desempenho estudantil e pode aumentar o interesse pelas aulas de Química, contribuindo, dessa forma, para uma aprendizagem significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent685 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogo didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConfiguração eletrônicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de químicapt_BR
Título: dc.titleJogando com o diagrama de Linus Pauling: produto educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
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