Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Kato, Eneida Aparecida Jezur | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cerqueira, Lenicy Lucas de Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T13:23:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T13:23:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | 121-Eneida-Aparecida-Jezur-Kato-28mar2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743752 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa se insere no campo das Ciências Naturais, é de natureza qualitativa, se caracteriza como Pesquisa Bibliográfica, com o objetivo de detectar identificadores de Alfabetização Científica em trabalhos de alunos de escolas públicas apresentados na XII MECTI - Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação, realizada pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (SECITECI) do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2020. A avaliação foi feita com base em indicadores sugeridos por Sasseron (2008), capazes de indicar o nível de desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica, e fizemos algumas adaptações para a realidade de nossos alunos. Foram analisados trinta e nove trabalhos em forma de banner, consultamos os Anais do evento e seu regulamento para verificar se estes atendiam os critérios estabelecidos. Para avaliar ostrabalhos, criamos categorias para classificacão e análise dos conteúdos, como palavras chave, tema, objetivo e descrição. Os dados apontaram que a participação de escolas e estudantes foi pequena, os temas eram pouco específicos, centrados em questões mais abrangentes da Ciência, apenas alguns tratavam de inovações da Ciência e Tecnologia. A maioria dos estudantes não seguiu os passos da metodologia científica. Apresentam dificuldades quanto a objetivos, hipóteses, descrição de etapas da pesquisa e linguagem. Demonstram estar no nível incial do processo de Alfabetização Científica. Isso mostra a urgente necessidade de se investir no ensino de Ciências com formação continuada dos professores voltada ao ensino de Ciência, Metodologia Científica e práticas pedagogicas. Os sistemas de ensino e a escola devem apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, realização de Feira e Mostra Científicas na escola e participação dos alunos em eventos científicos fora dela. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.999 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento científico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | Feiras e mostras científicas: orientações para o projeto de pesquisa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
121-Eneida-Aparecida-Jezur-Kato-28mar2022.pdf | 2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743752/2/121-Eneida-Aparecida-Jezur-Kato-28mar2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons