Feiras e mostras científicas: orientações para o projeto de pesquisa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKato, Eneida Aparecida Jezur-
Autor(es): dc.contributor.authorCerqueira, Lenicy Lucas de Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T13:23:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T13:23:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-28-
identificador: dc.identifier.other121-Eneida-Aparecida-Jezur-Kato-28mar2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743752-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa se insere no campo das Ciências Naturais, é de natureza qualitativa, se caracteriza como Pesquisa Bibliográfica, com o objetivo de detectar identificadores de Alfabetização Científica em trabalhos de alunos de escolas públicas apresentados na XII MECTI - Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação, realizada pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (SECITECI) do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2020. A avaliação foi feita com base em indicadores sugeridos por Sasseron (2008), capazes de indicar o nível de desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica, e fizemos algumas adaptações para a realidade de nossos alunos. Foram analisados trinta e nove trabalhos em forma de banner, consultamos os Anais do evento e seu regulamento para verificar se estes atendiam os critérios estabelecidos. Para avaliar ostrabalhos, criamos categorias para classificacão e análise dos conteúdos, como palavras chave, tema, objetivo e descrição. Os dados apontaram que a participação de escolas e estudantes foi pequena, os temas eram pouco específicos, centrados em questões mais abrangentes da Ciência, apenas alguns tratavam de inovações da Ciência e Tecnologia. A maioria dos estudantes não seguiu os passos da metodologia científica. Apresentam dificuldades quanto a objetivos, hipóteses, descrição de etapas da pesquisa e linguagem. Demonstram estar no nível incial do processo de Alfabetização Científica. Isso mostra a urgente necessidade de se investir no ensino de Ciências com formação continuada dos professores voltada ao ensino de Ciência, Metodologia Científica e práticas pedagogicas. Os sistemas de ensino e a escola devem apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa, realização de Feira e Mostra Científicas na escola e participação dos alunos em eventos científicos fora dela.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.999 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInvestigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento científicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleFeiras e mostras científicas: orientações para o projeto de pesquisapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
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