Ciências naturais em extensão: proposta de projeto

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Natália Ávila-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Elane Chaveiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T13:08:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T13:08:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
identificador: dc.identifier.other119-Natalia-Avila-Moraes-20dez2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743751-
Resumo: dc.description.abstractEstá presente a necessidade de atribuir maior ênfase à Extensão na formação universitária, fomentando os princípios da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Este discurso é bastante atual e visa direcionar as Universidades e a comunidade à construção de propostas pedagógicas, que interajam de maneira mais adequada com as práticas extensionistas. Um novo termo, creditação da Extensão ou curricularização da Extensão, está transformando os projetos pedagógicos dos cursos de graduação e provocando alterações na prática docente e, por conseguinte, no perfil do egresso. Tudo isso, promovido por reflexões que levam em conta leis e resoluções que estão modificando a academia no que diz respeito às ações de Extensão. Investigar como a Extensão é contemplada nos currículos dos cursos de licenciatura em Ciências da UFMT (especificamente, as licenciaturas em Química, Física e Biologia, campus Cuiabá), foi o principal objetivo desta pesquisa realizado a partir da seguinte questão: como a curricularização da Extensão contribui para a formação docente? A metodologia se amparou na abordagem qualitativa, enquanto estudo de caso, com foco nos projetos pedagógicos dos cursos supracitados e as normativas sobre a curricularização da Extensão. Enquanto isso, promoveuse a constituição de um produto educacional que foi encaminhado como uma proposta de projeto denominado de Ciências Naturais em Extensão avaliados por pesquisadores, membros do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química da UFMT. Os resultados permitem afirmar que o produto educacional, no formato de uma proposta, mostrou-se didaticamente útil e viável, e que poderá auxiliar e contribuir com a prática extensionista, enquanto componente curricular, se constituindo como elemento produtor de conhecimento, tanto para a pesquisadora, que ganha em conhecimento ao se apropriar dos referenciais teóricos e, ainda, ressignifica toda sua trajetória, enquanto egressa de um curso de licenciatura, quanto para aqueles a quem a proposta é destinada. Como mencionado por um dos participantes, uma proposta de extensão que seja pensada e promovida na interação entre Universidade e sociedade tem maiores chances de dar certo e de provocar aprendizagens tanto no âmbito acadêmico quanto no social. A partir dessas análises se evidencia, que a Universidade deve repensar o conceito de currículo, refletindo em dar uma nova dimensão aos currículos dos cursos ofertados para assim tratar da questão da inserção desses créditos de extensão e entender as ações de extensão dentro da Política que vem sendo construída pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, o que ainda se configura como um desafio a ser enfrentado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent938 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurricularização da extensãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleCiências naturais em extensão: proposta de projetopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
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