Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, João Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ayres, Frederico | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T13:03:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T13:03:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | 117-Joao-Ferreira-Fonseca-090dez2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743750 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Qualquer ação que requer uma concentração espontânea de energias com objetivos de proporcionar um bem estar, pode ser definida como lúdico. Como recurso pedagógico auxilia os estudantes a minimizar as dificuldades, potencializar novos conceitos, adotando uma aprendizagem ativa, harmônica, prazerosa e protagonizar seu aprendizado. Uma Alfabetização Científica lúdica, permite aos estudantes compreender seu universo, ter acesso a novas culturas e conhecimentos de maneira mais ativa. Muitos desafios precisam ser ainda superados em sala de aula: aulas maçantes, metodologias antiquadas, formação docente inadequada, a matematização da física. Apresentar aulas mais prazerosas, agradáveis e eficientes através de ferramentas facilitadoras da aprendizagem é um caminho. A ludicidade e o recurso pedagógico “Maleta Dinâmica”, são apresentados neste trabalho, onde pretende-se melhorar o interesse, o desempenho e o aprendizado nas aulas, principalmente de física. Vygotsky, Piaget, Wallon, Bruner e outros contemporâneos fundamentam a proposta trabalhada. Este trabalho discorre sobre a transversalidade da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Para consolidar o aprendizado, o brainstorming e mapas mentais foram apresentados e construídos ao longo das atividades. Os recursos lúdicos foram facilitadores do entendimento de conceitos de Cinemática. Com os estudantes do ensino fundamental Isaac Newton foi o protagonista. A comparação das respostas permitiu observar a evolução da aprendizagem sobre os conceitos, pois envolve o seu brincar no cotidiano. Com graduandos em licenciatura e professores da educação básica, a pesquisa buscou compreender o papel da utilização de recursos lúdicos em ambiente pedagógico. Arquimedes auxilia nos conceitos como centro de gravidade de figuras planas, equilíbrio, balanças e alavancas, corpos volumétricos. Propostas de elaboração com materiais de baixo custo, fazendo parte integrante da “maleta”. A análise das respostas aos questionários esclareceu que os recursos lúdicos e o produto educacional motivaram os estudantes do ensino fundamental e forneceu o processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.646 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ludicidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Maleta dinâmica: ludicidade no ensino de física | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
117-Joao-Ferreira-Fonseca-090dez2021.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743750/2/117-Joao-Ferreira-Fonseca-090dez2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons