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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Suzilene Damazio Lara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Elane Chaveiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T12:58:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T12:58:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | 114-Suzilene-Damazio-de-Lara-Campos-20ago2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743749 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A relação entre ciência e religião no ensino pode ser explorada, inicialmente, a partir de duas observações. 1) Alguns pesquisadores afirmam que a religiosidade possui influência negativa na aprendizagem das ciências, um dado divulgado em trabalhos recentes. Esta observação suscitou em nós alguns questionamentos, como por exemplo: o que o professor compreende por influência negativa da religião no aprendizado das ciências? Essa dificuldade de aprendizagem está mesmo relacionada à resistência ao “saber científico”? Se sim, porque há resistência a esse saber por parte de estudantes religiosos? A aprendizagem do conhecimento científico requer necessariamente a substituição do discurso religioso pelo científico? 2) Percebe-se que, geralmente, quando a religião é mencionada em livros didáticos ou, de divulgação científica, ela aparece como inimiga da ciência e pouco ou nada é explorado acerca das motivações religiosas ou metafísicas no fazer científico de personagens importantes da História da Ciência (HC). Acredita-se que essa visão caricaturada da ciência seja uma das principais causas para a dificuldade de relacionar ciência e religião, pois, essa visão enfatiza um suposto conflito entre esses dois campos. Esta pesquisa foi desenvolvida a fim de entender quais as contribuições da história da ciência para a formação de professores de ciências naturais, diante da relação entre ciência e religião? Para tanto, propõe-se um produto educacional em forma de livro paradidático como forma de subsidiar a formação de professores no âmbito das ciências da natureza. Nossa hipótese é a de que a HC ajuda a compreender melhor a natureza da ciência, desfazendo algumas visões distorcidas desta, minimizando os obstáculos para a aprendizagem do conhecimento científico possibilitando até mesmo, sua interação com o campo da Religião por exemplo, sem que haja perdas ou confusão epistemológica. A pesquisa, conduzida com metodologia qualitativa e exploratória, foi dividida nas etapas resumidamente descritas como: levantamento de subsídios teóricos e historiográficos acerca do tema; análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Biologia da UFMT, campus Cuiabá; análise flutuante de livros sobre HC utilizados nos referidos cursos; construção do livro paradidático e, consulta aos participantes da pesquisa – formandos dos cursos supracitados – visando conhecer suas percepções acerca do tema. Por meio dessa consulta percebemos o perfil dos participantes acerca de experiências adquiridas na vida acadêmica; perspectiva religiosa; e, conhecimento de HC e episódios históricos. As perspectivas religiosas dos participantes transitam entre as religiões católica, evangélica, e o ateísmo. A dificuldade com conteúdos acadêmicos foi apontada, tanto por aqueles de perspectiva religiosa quanto ateísta. E a concepção da relação entre ciência e religião dos participantes varia entre os modelos de independência, complementaridade e conflito. Todos os dados foram relevantes para a construção do produto educacional em forma de livro paradidático que segue como uma proposta de incentivo e de imersão na História da Ciência face à relação desta com a Religião. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.175 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Episódios históricos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências naturais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Religião e historiografia da ciência | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de ciências naturais na interface com a religião: subsídios teóricos e histoiográficos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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114-Suzilene-Damazio-de-Lara-Campos-20ago2021.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743749/2/114-Suzilene-Damazio-de-Lara-Campos-20ago2021.pdfDownload |
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