Aprendizagem baseada em projetos em aulas de física: conceitos relacionados a acidentes de trânsito

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAguillera, Andreia Gomes Furtado-
Autor(es): dc.contributor.authorJorge Neto, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T12:52:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T12:52:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-18-
identificador: dc.identifier.other113-Andreia-Gomes-Furtado-Aguillera-18jun2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743748-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo geral avaliar uma proposta de ensino de Física no contexto de acidentes de trânsito, baseada na metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Projetos” (ABP) e como objetivos específicos: elaborar uma proposta didática; analisar a proposta junto aos estudantes; ao professor aplicador; à escola e aos professores da oficina. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram artigos, dissertações, teses, questionários, entrevistas estruturadas e atividade de pesquisa na internet (Webquest). No primeiro momento, foi feita uma análise dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos acerca da ABP, em contextos de ensino de Física. Os resultados indicaram uma variedade de pressupostos teóricos e metodológicos relativos à metodologia ABP, bem como a preocupação dos autores em proporcionar aos estudantes uma aprendizagem mais envolvente, que tenha relação com situações reais presentes na vida cotidiana, buscando uma aprendizagem mais significativa. Também foram identificados fatores que podem atrapalhar a implantação de propostas ABP se não forem levados em consideração. A proposta didática foi aplicada, de forma parcial, por um professor de Física aos estudantes do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ulisses Guimarães, no município de Campo Verde – MT. A partir de um contexto de Ensino Remoto Emergencial, em que nem toda a proposta foi possível de ser aplicada, ainda foram identificados indícios de aprendizagem através das Webquests respondidas pelos estudantes, corrigidas a partir da rubrica de avaliação. A rubrica mostrou-se constituir um instrumento de avaliação de aprendizagem eficaz, pois tende a ser mais objetiva, diminuindo a subjetividade da nota. O professor aplicador considera que a proposta é possível de ser aplicada na rede estadual de ensino devido à necessidade de pouco investimento e ao interesse despertado nos estudantes. Ainda para atender aos objetivos previstos, foi organizada uma oficina de forma on-line intitulada: PPGECN – I Jornada Virtual do Ensino de Física - Oficinas da Estática à Dinâmica para a demonstração da proposta aos professores da Educação Básica. Na ocasião, trinta (30) professores participaram. Após análise do questionário aplicado constatou-se que a grande maioria já conhecia a metodologia ABP, porém somente 40% afirmaram já ter trabalhado com a metodologia em sala de aula. A proposta foi aprovada pelos docentes, corroborando com a relevância da temática sugerida e da sua relação com o cotidiano dos estudantes. A versão final do produto educacional “Aprendizagem Baseada em Projetos: Conceitos relacionados a Acidentes de trânsito” será disponibilizada para a comunidade acadêmica, por meio do repositório do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.139pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectABPpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de físicapt_BR
Título: dc.titleAprendizagem baseada em projetos em aulas de física: conceitos relacionados a acidentes de trânsitopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons