Genética: o ensino por investigação para professores

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Kássia Paula Oliveira da-
Autor(es): dc.contributor.authorCerqueira, Lenicy Lucas de Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T12:37:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T12:37:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-31-
identificador: dc.identifier.other111-Kassia-Paula-Oliveira-da-Silva-31mar2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743747-
Resumo: dc.description.abstractPode-se observar as constantes pesquisas como o projeto genoma, a clonagem e os organismos geneticamente modificados que passaram a ser discutidos dentro e fora da escola. Quanto ao Ensino de Genética, um fator que merece destaque é a grande dificuldade apresentada, por parte dos estudantes, quanto ao aprendizado da genética, em função do elevado grau de abstração para o entendimento dos conteúdos e a inviabilidade de atividades práticas em decorrência do planejamento e infraestrutura necessária para o desenvolvimento. Tendo consciência dos desafios enfrentados pelos professores quanto à elaboração de estratégias didáticas, que possibilitem que os conteúdos sejam apresentados, de forma integrada, almejando garantir a aprendizagem da genética de forma contextualizada desenvolvemos o presente trabalho. Este visou desenvolver uma Sequência Didática Investigativa de forma entrelaçada com os Eixos da Alfabetização Científica, em que se propõe o desenvolvimento de um Ciclo Investigativo no qual são abordados os conteúdos de Biologia, Biologia Molecular aplicados à área Genética para responder à seguinte questão: “Como aproximar os conceitos de Genética com o contexto dos alunos inseridos na Educação do Campo?”. Sendo assim, para o levantamento das concepções prévias se aplica um Instrumento Avaliativo Inicial e no fechamento da Sequência se aplica o Instrumento Avaliativo Final. No desenvolvimento desta prática pedagógica foram utilizados diversos recursos didáticos como sala de aula virtual, vídeos, aplicativos, jogos, modelos didáticos e Podcast. Esta pesquisa atende aos pressupostos de uma pesquisa qualitativa de caráter participante, sendo desenvolvida com nove estudantes do 3° ano da Escola Pedro Borges em Colniza/MT, visto que a escola atende na modalidade Educação do Campo. Ao abordar conceitos de Genética, a pesquisa apostou em uma abordagem contextualizada, trazendo o Café Clonal para a discussão. Como característica do ensino por investigação, a Sequência foi orientada por uma pergunta problema: “O café clonal é uma espécie transgênica?”. Após o desenvolvimento da pesquisa se pode afirmar que as estudantes compreenderam definições como: DNA, RNA, Cromossomos, Gene, Genoma, Engenharia Genética, Transgenia e Biotecnologia e temas sociocientíficos como: “A descoberta do Genoma” e “Revolução Verde”, assim como algumas de suas implicações e aplicações. Compreenderam a seleção gênica no melhoramento de espécies, identificaram-na como prática recorrente no campo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13.924 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleGenética: o ensino por investigação para professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
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