
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Kássia Paula Oliveira da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cerqueira, Lenicy Lucas de Miranda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T12:37:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T12:37:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 111-Kassia-Paula-Oliveira-da-Silva-31mar2021 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743747 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Pode-se observar as constantes pesquisas como o projeto genoma, a clonagem e os organismos geneticamente modificados que passaram a ser discutidos dentro e fora da escola. Quanto ao Ensino de Genética, um fator que merece destaque é a grande dificuldade apresentada, por parte dos estudantes, quanto ao aprendizado da genética, em função do elevado grau de abstração para o entendimento dos conteúdos e a inviabilidade de atividades práticas em decorrência do planejamento e infraestrutura necessária para o desenvolvimento. Tendo consciência dos desafios enfrentados pelos professores quanto à elaboração de estratégias didáticas, que possibilitem que os conteúdos sejam apresentados, de forma integrada, almejando garantir a aprendizagem da genética de forma contextualizada desenvolvemos o presente trabalho. Este visou desenvolver uma Sequência Didática Investigativa de forma entrelaçada com os Eixos da Alfabetização Científica, em que se propõe o desenvolvimento de um Ciclo Investigativo no qual são abordados os conteúdos de Biologia, Biologia Molecular aplicados à área Genética para responder à seguinte questão: “Como aproximar os conceitos de Genética com o contexto dos alunos inseridos na Educação do Campo?”. Sendo assim, para o levantamento das concepções prévias se aplica um Instrumento Avaliativo Inicial e no fechamento da Sequência se aplica o Instrumento Avaliativo Final. No desenvolvimento desta prática pedagógica foram utilizados diversos recursos didáticos como sala de aula virtual, vídeos, aplicativos, jogos, modelos didáticos e Podcast. Esta pesquisa atende aos pressupostos de uma pesquisa qualitativa de caráter participante, sendo desenvolvida com nove estudantes do 3° ano da Escola Pedro Borges em Colniza/MT, visto que a escola atende na modalidade Educação do Campo. Ao abordar conceitos de Genética, a pesquisa apostou em uma abordagem contextualizada, trazendo o Café Clonal para a discussão. Como característica do ensino por investigação, a Sequência foi orientada por uma pergunta problema: “O café clonal é uma espécie transgênica?”. Após o desenvolvimento da pesquisa se pode afirmar que as estudantes compreenderam definições como: DNA, RNA, Cromossomos, Gene, Genoma, Engenharia Genética, Transgenia e Biotecnologia e temas sociocientíficos como: “A descoberta do Genoma” e “Revolução Verde”, assim como algumas de suas implicações e aplicações. Compreenderam a seleção gênica no melhoramento de espécies, identificaram-na como prática recorrente no campo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 13.924 kB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
| Título: dc.title | Genética: o ensino por investigação para professores | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 111-Kassia-Paula-Oliveira-da-Silva-31mar2021.pdf | 13,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743747/2/111-Kassia-Paula-Oliveira-da-Silva-31mar2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons