Transgênicos em pauta: guia didático para o ensino dos transgênicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Jonise Marques de-
Autor(es): dc.contributor.authorCerqueira, Lenicy Lucas de Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T12:27:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T12:27:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-24-
identificador: dc.identifier.other109-Jonise-Marques-de-Oliveira-24mar2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743746-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo apresentar e avaliar uma proposta de sequência didática, centrada no tema transgênicos, apontando as contribuições do uso da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade para o ensino de Ciências, na Educação Básica. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa foi: como a abordagem CTS é empregada pelos professores da área das Ciências Naturais? Para elucidar a questão norteadora pretendeu-se recorrer a pressupostos teóricos, que possam contribuir para efetivação de um ensino de natureza mais reflexiva, desenvolvendo uma sequência didática, planejada nos moldes teóricosmetodológicos, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar, aproximando o conteúdo com o cotidiano dos alunos. A elaboração da sequência didática ocorre por um conjunto de atividades conectadas entre si, com estratégias e planejamentos para determinação de cada etapa e/ou atividade, desenvolvendo conteúdos disciplinares interligados, propondo melhoria no processo de ensino e aprendizagem. A proposta didática foi realizada com oito professores da área das Ciências Naturais da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, Município de Cuiabá – MT. A abordagem de investigação baseou-se no método qualitativo, com desenvolvimento da pesquisa descritiva. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu em três etapas: i) pesquisa bibliográfica; ii) aplicação de questionário referente aos dados pessoais, acadêmicos, profissionais e ações didático-pedagógicas dos professores; iii) avaliação da sequência didática, pelos participantes, através da aplicação de um questionário. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa foi possível verificar que os professores compreendem a importância de debater temas relacionados à CTS no ensino de Ciências, porém mostram uma fragilidade ou uma limitação na compreensão ou, ainda, de como esses temas podem ser agregados às práticas escolares. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final deste trabalho, foi elaborado um Guia Didático, contendo a sequência didática proposta. Os resultados obtidos indicaram que as atividades desenvolvidas contribuem para o processo de ensino e aprendizagem da temática transgênicos e com o ensino de Ciências, com possibilidade real da compreensão do conhecimento científico alinhado às questões CTS.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.398 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransgênicospt_BR
Título: dc.titleTransgênicos em pauta: guia didático para o ensino dos transgênicospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons