
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Jonise Marques de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cerqueira, Lenicy Lucas de Miranda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T12:27:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T12:27:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 109-Jonise-Marques-de-Oliveira-24mar2021 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743746 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo apresentar e avaliar uma proposta de sequência didática, centrada no tema transgênicos, apontando as contribuições do uso da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade para o ensino de Ciências, na Educação Básica. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa foi: como a abordagem CTS é empregada pelos professores da área das Ciências Naturais? Para elucidar a questão norteadora pretendeu-se recorrer a pressupostos teóricos, que possam contribuir para efetivação de um ensino de natureza mais reflexiva, desenvolvendo uma sequência didática, planejada nos moldes teóricosmetodológicos, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar, aproximando o conteúdo com o cotidiano dos alunos. A elaboração da sequência didática ocorre por um conjunto de atividades conectadas entre si, com estratégias e planejamentos para determinação de cada etapa e/ou atividade, desenvolvendo conteúdos disciplinares interligados, propondo melhoria no processo de ensino e aprendizagem. A proposta didática foi realizada com oito professores da área das Ciências Naturais da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, Município de Cuiabá – MT. A abordagem de investigação baseou-se no método qualitativo, com desenvolvimento da pesquisa descritiva. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu em três etapas: i) pesquisa bibliográfica; ii) aplicação de questionário referente aos dados pessoais, acadêmicos, profissionais e ações didático-pedagógicas dos professores; iii) avaliação da sequência didática, pelos participantes, através da aplicação de um questionário. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa foi possível verificar que os professores compreendem a importância de debater temas relacionados à CTS no ensino de Ciências, porém mostram uma fragilidade ou uma limitação na compreensão ou, ainda, de como esses temas podem ser agregados às práticas escolares. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final deste trabalho, foi elaborado um Guia Didático, contendo a sequência didática proposta. Os resultados obtidos indicaram que as atividades desenvolvidas contribuem para o processo de ensino e aprendizagem da temática transgênicos e com o ensino de Ciências, com possibilidade real da compreensão do conhecimento científico alinhado às questões CTS. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.398 kB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Transgênicos | pt_BR |
| Título: dc.title | Transgênicos em pauta: guia didático para o ensino dos transgênicos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 109-Jonise-Marques-de-Oliveira-24mar2021.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743746/2/109-Jonise-Marques-de-Oliveira-24mar2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons