Sequência didática: agrotóxicos e toxicologia via abordagem histórico-cultural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Isabela Camacho-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Mariuce Campos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T14:17:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T14:17:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
identificador: dc.identifier.other133-Isabela-Camacho-Silveira-19dez2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743731-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa traz – a partir de uma proposta de sensibilização ambiental por meio de uma sequência didática – a preocupação com o uso desmedido dos agrotóxicos e os efeitos toxicológicos que esta ação pode trazer para o organismo humano e ao meio ambiente. Neste contexto, a Educação Ambiental e o Ensino de Química contribuem para essa sensibilização. Vale ressaltar que têm ocorrido, mundialmente, degradações, catástrofes ambientais, naturais ou provocadas pela intervenção antropogênica, introduzindo novas preocupações socioambientais. Assim, é urgente a necessidade da educação científica e da sensibilização da sociedade a respeito dos riscos a curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, esta pesquisa é delineada para analisar a relação entre Educação Ambiental decorrente de uma abordagem temática a respeito de agrotóxicos e sua toxicologia e mais especificamente toxicologia de alimentos, toxicologia ambiental e ecotoxicologia proposta na forma de uma sequência didática. Desse modo, debater o contexto histórico-cultural e as críticas à racionalidade hegemônica em volta do uso de agrotóxicos para abordar a docência como uma atividade que necessita de articulação entre a teoria e a prática. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2022, no contexto do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais. Para tanto, foi utilizado um questionário, via GoogleForms, para participação dos professores, o qual tinha por objetivo identificar os processos configurados subjetivamente a partir de uma análise apoiada na perspectiva construtivointerpretativa de conhecimento a respeito desta formação docente. Os resultados apontaram possibilidades de ampliação na abordagem de Educação Ambiental correlacionado ao Ensino de Química por meio de uma abordagem temática em uma sequência didática. A realização desta pesquisa propiciou uma maior compreensão teórico/prático da temática ambiental, permitindo a apropriação da compreensão socioambiental, perpassando pela ideia de buscar elementos com base na teoria histórico-cultural e o entendimento de como vem sendo efetivada a Educação Ambiental na realidade. Defende-se a necessidade de uma adequada abordagem de temáticas ambientais no Ensino de Química a fim de que esta contribua na perspectiva da formação de cidadãos críticos e transformadores, bem como na sua função social. Ressalta também o papel do desenvolvimento da Química no contexto da problemática ambiental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.749 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgrotóxicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectToxicologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Título: dc.titleSequência didática: agrotóxicos e toxicologia via abordagem histórico-culturalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons