Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira, Isabela Camacho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Mariuce Campos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T14:17:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T14:17:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | 133-Isabela-Camacho-Silveira-19dez2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743731 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa traz – a partir de uma proposta de sensibilização ambiental por meio de uma sequência didática – a preocupação com o uso desmedido dos agrotóxicos e os efeitos toxicológicos que esta ação pode trazer para o organismo humano e ao meio ambiente. Neste contexto, a Educação Ambiental e o Ensino de Química contribuem para essa sensibilização. Vale ressaltar que têm ocorrido, mundialmente, degradações, catástrofes ambientais, naturais ou provocadas pela intervenção antropogênica, introduzindo novas preocupações socioambientais. Assim, é urgente a necessidade da educação científica e da sensibilização da sociedade a respeito dos riscos a curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, esta pesquisa é delineada para analisar a relação entre Educação Ambiental decorrente de uma abordagem temática a respeito de agrotóxicos e sua toxicologia e mais especificamente toxicologia de alimentos, toxicologia ambiental e ecotoxicologia proposta na forma de uma sequência didática. Desse modo, debater o contexto histórico-cultural e as críticas à racionalidade hegemônica em volta do uso de agrotóxicos para abordar a docência como uma atividade que necessita de articulação entre a teoria e a prática. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2022, no contexto do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais. Para tanto, foi utilizado um questionário, via GoogleForms, para participação dos professores, o qual tinha por objetivo identificar os processos configurados subjetivamente a partir de uma análise apoiada na perspectiva construtivointerpretativa de conhecimento a respeito desta formação docente. Os resultados apontaram possibilidades de ampliação na abordagem de Educação Ambiental correlacionado ao Ensino de Química por meio de uma abordagem temática em uma sequência didática. A realização desta pesquisa propiciou uma maior compreensão teórico/prático da temática ambiental, permitindo a apropriação da compreensão socioambiental, perpassando pela ideia de buscar elementos com base na teoria histórico-cultural e o entendimento de como vem sendo efetivada a Educação Ambiental na realidade. Defende-se a necessidade de uma adequada abordagem de temáticas ambientais no Ensino de Química a fim de que esta contribua na perspectiva da formação de cidadãos críticos e transformadores, bem como na sua função social. Ressalta também o papel do desenvolvimento da Química no contexto da problemática ambiental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.749 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Agrotóxicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Toxicologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática: agrotóxicos e toxicologia via abordagem histórico-cultural | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
133-Isabela-Camacho-Silveira-19dez2022.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743731/2/133-Isabela-Camacho-Silveira-19dez2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons