Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Naielly Christhiny Paz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Mariuce Campos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T13:37:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T13:37:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | 127-Naielly-Christhiny-Paz-Rodrigues-18ago2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743730 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A urgência da discussão sobre o Cerrado parte da necessidade em conservá-lo, tendo em vista que se trata da savana tropical mais rica do mundo, que nos últimos 35 anos, perdeu mais da metade dos 2 milhões de km2 , sobretudo em função da expansão das atividades agrícolas de modelo industrial. A relevância dessa temática acontece em virtude da demanda histórica do ensino sobre o Cerrado, que segundo estudos não dá dado o enfoque necessário à diversidade de interações que envolvem o bioma. Neste sentido, a pesquisa se configura no sentido de construir e, mais adiante, buscar compreender quais as implicações do livro paradidático ‘Elementos do Cerrado e suas relações: trilhando caminhos para uma educação ecológica complexa’ para o ensino de Ciências? Assim, referenciados pelo Pensamento Complexo, este estudo objetivou construir caminhos para uma abordagem sistêmica do bioma Cerrado no ensino de Ciências a partir da promoção de uma educação ecológica e a complexidade das questões que envolvem o bioma. Para isso verificou-se quais são as estratégias didáticas com as quais a temática do Cerrado tem sido trabalhada no Ensino Médio. Baseado nos Três Momentos Pedagógicos foi construído um livro paradidático. O paradidático foi analisado utilizando critérios previstos no Programa Nacional do Livro Didático e indicadores da Política Nacional de Educação Ambiental. Considerou-se que o livro apresenta diversas articulações com os referidos documentos normativos. A análise do paradidático levou a diversas implicações para o ensino de Ciências, dentre as quais cita-se as legais, normativas, éticas, cidadãs, temáticas e metodológicas, apontando caminhos para estudos posteriores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.243 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ecológica completa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Política Nacional de educação ambiental | pt_BR |
Título: dc.title | Elementos do cerrado e suas relações: trilhando caminhos para uma educação ecológica complexa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
127-Naielly-Christhiny-Paz-Rodrigues-18ago2022.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743730/2/127-Naielly-Christhiny-Paz-Rodrigues-18ago2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons