Elementos do cerrado e suas relações: trilhando caminhos para uma educação ecológica complexa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Naielly Christhiny Paz-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Mariuce Campos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T13:37:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T13:37:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-18-
identificador: dc.identifier.other127-Naielly-Christhiny-Paz-Rodrigues-18ago2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743730-
Resumo: dc.description.abstractA urgência da discussão sobre o Cerrado parte da necessidade em conservá-lo, tendo em vista que se trata da savana tropical mais rica do mundo, que nos últimos 35 anos, perdeu mais da metade dos 2 milhões de km2 , sobretudo em função da expansão das atividades agrícolas de modelo industrial. A relevância dessa temática acontece em virtude da demanda histórica do ensino sobre o Cerrado, que segundo estudos não dá dado o enfoque necessário à diversidade de interações que envolvem o bioma. Neste sentido, a pesquisa se configura no sentido de construir e, mais adiante, buscar compreender quais as implicações do livro paradidático ‘Elementos do Cerrado e suas relações: trilhando caminhos para uma educação ecológica complexa’ para o ensino de Ciências? Assim, referenciados pelo Pensamento Complexo, este estudo objetivou construir caminhos para uma abordagem sistêmica do bioma Cerrado no ensino de Ciências a partir da promoção de uma educação ecológica e a complexidade das questões que envolvem o bioma. Para isso verificou-se quais são as estratégias didáticas com as quais a temática do Cerrado tem sido trabalhada no Ensino Médio. Baseado nos Três Momentos Pedagógicos foi construído um livro paradidático. O paradidático foi analisado utilizando critérios previstos no Programa Nacional do Livro Didático e indicadores da Política Nacional de Educação Ambiental. Considerou-se que o livro apresenta diversas articulações com os referidos documentos normativos. A análise do paradidático levou a diversas implicações para o ensino de Ciências, dentre as quais cita-se as legais, normativas, éticas, cidadãs, temáticas e metodológicas, apontando caminhos para estudos posteriores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.243 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ecológica completapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Nacional de educação ambientalpt_BR
Título: dc.titleElementos do cerrado e suas relações: trilhando caminhos para uma educação ecológica complexapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons