Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Genivania Silva Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T13:19:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T13:19:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | 120-Genivania-Silva-Oliveira-Martins-25fev2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743728 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que se dedicam aos estudos sobre o Ensino de Química na Educação Básica, em relação ao processo de ensino e aprendizagem no conteúdo de Termoquímica. Tendo como objetivo geral, fornecer subsídios didáticos para que o ensino de Termoquímica ocorra de forma eficaz, a fim de que os conceitos abordados, dentro da temática sejam compreendidos e construídos pelos estudantes da Educação Básica de forma dinâmica, significativa e participativa. Diante da natureza eminentemente abstrata da Química, as atividades lúdicas se configuram como uma importante estratégia didática para promover a compreensão dos conceitos mais complexos e abstratos presentes nos conteúdos de Química. Dessa forma, para colaborar com o Ensino de Ciências, especificamente, o de Química, em relação ao conteúdo de Termoquímica, investigou-se os saberes pedagógicos de conteúdos químicos de professores das Escolas Estaduais do Município de Campo Verde-MT, sobre o uso de atividades lúdicas como estratégia didática para o ensino de Termoquímica. Nesse sentido, apresenta-se a seguinte questão norteadora: como se configuram e se expressam as estratégias e atividades didáticas dos professores de Química, ao relatarem o ensino sobre o conceito de Termoquímica que realizam na Educação Básica? Para elucidar a questão proposta, recorre-se as conjecturas do método qualitativo, pautado nas técnicas de Estudo de Caso, que trata de um viés focado no estudo de uma particularidade, possibilitando sistematizar o conhecimento com base nas experiências vividas pelos participantes da pesquisa, compreendendo como os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas. Os dados para análise emergiram de questionários e entrevistas semiestruturadas com os participantes. Como método de análise de dados, recorreu-se a Análise Textual Discursiva, pois permite uma análise rigorosa e síntese subsequente, possibilitando a construção de novos conhecimentos, de forma a ampliar os significados do fenômeno pesquisado. Pode-se constatar, a partir da revisão bibliográfica e de análise de dados, em relação a compreensão dos conceitos presentes no conteúdo de Termoquímica – como calor, temperatura, energia e processos de reações exotérmica e endotérmica, entre outros – que muito precisa ser investigado, pois são conceitos que trazem muita divergência, quanto ao seu entendimento e isso pode corroborar com a falta de interesse do aluno por essa temática. Dessa forma, propõe-se, nesta pesquisa, um produto educacional na forma de Guia Didático, intitulado Entre o cotidiano e a ciência: Debates Termoquímicos, trazendo atividades lúdicas sobre os conceitos de Termoquímica, como as Histórias em Quadrinhos, por exemplo, como forma de colaborar com o ensino destes conceitos na Educação Básica, com a finalidade de tornar a aula de Química mais dinâmica e interativa, possibilitando, em termos mais amplos, que os alunos consigam se tornar sujeitos participativos e autônomos da sua própria aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.414 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guia didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Termoquímica | pt_BR |
Título: dc.title | Entre o cotidiano e a ciência: debates termoquímicos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
120-Genivania-Silva-Oliveira-Martins-25fev2022.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743728/2/120-Genivania-Silva-Oliveira-Martins-25fev2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons