Entre o cotidiano e a ciência: debates termoquímicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Genivania Silva Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Marcel Thiago Damasceno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T13:19:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T13:19:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
identificador: dc.identifier.other120-Genivania-Silva-Oliveira-Martins-25fev2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743728-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho se insere no âmbito das pesquisas que se dedicam aos estudos sobre o Ensino de Química na Educação Básica, em relação ao processo de ensino e aprendizagem no conteúdo de Termoquímica. Tendo como objetivo geral, fornecer subsídios didáticos para que o ensino de Termoquímica ocorra de forma eficaz, a fim de que os conceitos abordados, dentro da temática sejam compreendidos e construídos pelos estudantes da Educação Básica de forma dinâmica, significativa e participativa. Diante da natureza eminentemente abstrata da Química, as atividades lúdicas se configuram como uma importante estratégia didática para promover a compreensão dos conceitos mais complexos e abstratos presentes nos conteúdos de Química. Dessa forma, para colaborar com o Ensino de Ciências, especificamente, o de Química, em relação ao conteúdo de Termoquímica, investigou-se os saberes pedagógicos de conteúdos químicos de professores das Escolas Estaduais do Município de Campo Verde-MT, sobre o uso de atividades lúdicas como estratégia didática para o ensino de Termoquímica. Nesse sentido, apresenta-se a seguinte questão norteadora: como se configuram e se expressam as estratégias e atividades didáticas dos professores de Química, ao relatarem o ensino sobre o conceito de Termoquímica que realizam na Educação Básica? Para elucidar a questão proposta, recorre-se as conjecturas do método qualitativo, pautado nas técnicas de Estudo de Caso, que trata de um viés focado no estudo de uma particularidade, possibilitando sistematizar o conhecimento com base nas experiências vividas pelos participantes da pesquisa, compreendendo como os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas. Os dados para análise emergiram de questionários e entrevistas semiestruturadas com os participantes. Como método de análise de dados, recorreu-se a Análise Textual Discursiva, pois permite uma análise rigorosa e síntese subsequente, possibilitando a construção de novos conhecimentos, de forma a ampliar os significados do fenômeno pesquisado. Pode-se constatar, a partir da revisão bibliográfica e de análise de dados, em relação a compreensão dos conceitos presentes no conteúdo de Termoquímica – como calor, temperatura, energia e processos de reações exotérmica e endotérmica, entre outros – que muito precisa ser investigado, pois são conceitos que trazem muita divergência, quanto ao seu entendimento e isso pode corroborar com a falta de interesse do aluno por essa temática. Dessa forma, propõe-se, nesta pesquisa, um produto educacional na forma de Guia Didático, intitulado Entre o cotidiano e a ciência: Debates Termoquímicos, trazendo atividades lúdicas sobre os conceitos de Termoquímica, como as Histórias em Quadrinhos, por exemplo, como forma de colaborar com o ensino destes conceitos na Educação Básica, com a finalidade de tornar a aula de Química mais dinâmica e interativa, possibilitando, em termos mais amplos, que os alunos consigam se tornar sujeitos participativos e autônomos da sua própria aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.414 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuia didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTermoquímicapt_BR
Título: dc.titleEntre o cotidiano e a ciência: debates termoquímicospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons