Ecologia do solo e a contextualização dos conceitos de ácido, base e equilíbrio químico

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFranco, Adriana Paula de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Mariuce Campos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-01T12:42:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-01T12:42:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-31-
identificador: dc.identifier.other112-Adriana-Paula-Oliveira-Franco-31mar2021_compressedpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743727-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação apresenta um estudo sobre a interação do Ensino de Química com a Ecologia no intuito de promover o desenvolvimento integral do estudante, formando cidadãos atuantes na sociedade. A pesquisa discorre sobre a construção de um produto educacional, desenvolvido na forma de sequência didática, com a temática “Ecologia do Solo”, para contextualização da realidade sociocultural durante as aulas de Química contribuindo na formação de um cidadão consciente de sua relação com o ambiente em que vive e com o outro com quem convive, no intuito de contextualizar conceitos de ácido, base e equilíbrio químico. E, teve como objetivo avaliar a viabilidade da temática “ecologia do solo” para abordar conceitos de ácido, base e equilíbrio químico através do produto educacional comprometido com a formação e o desenvolvimento do ser humano integral apontados pela pesquisa em Ensino de Química e retomados na BNCC. Tem como indicador a formação do ser humano integral, cidadão ativo e reflexivo, considerando as competências e habilidades que apresentam conceitos e procedimentos, atitudes e valores para o exercício pleno da cidadania. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, organizado a partir de abordagem documental e exploratória, com uma análise construtivo-interpretativa em que a subjetividade do objeto de estudo decorre da subjetividade de suas pesquisadoras. Como resultado avalia-se pertinência e consonância da sequência didática em contextualizar ácido, base e equilíbrio químico com uma abordagem problematizadora da realidade sociocultural e científica, mas há abertura para ir além. A interseção entre Ecologia e o Ensino de Química explica os fenômenos químicos e ecológicos da natureza viabilizando a produção de bens e serviços na sociedade de maneira responsável e ética. A educação, como espaço para o diálogo da realidade sociocultural e científica, reflete sobre as questões sociais, auxilia a produção de conhecimentos científicos e corrobora com a formação da cidadania.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.353 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcologia do solopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Título: dc.titleEcologia do solo e a contextualização dos conceitos de ácido, base e equilíbrio químicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
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