Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Franco, Adriana Paula de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Mariuce Campos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-01T12:42:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-01T12:42:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | 112-Adriana-Paula-Oliveira-Franco-31mar2021_compressed | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743727 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação apresenta um estudo sobre a interação do Ensino de Química com a Ecologia no intuito de promover o desenvolvimento integral do estudante, formando cidadãos atuantes na sociedade. A pesquisa discorre sobre a construção de um produto educacional, desenvolvido na forma de sequência didática, com a temática “Ecologia do Solo”, para contextualização da realidade sociocultural durante as aulas de Química contribuindo na formação de um cidadão consciente de sua relação com o ambiente em que vive e com o outro com quem convive, no intuito de contextualizar conceitos de ácido, base e equilíbrio químico. E, teve como objetivo avaliar a viabilidade da temática “ecologia do solo” para abordar conceitos de ácido, base e equilíbrio químico através do produto educacional comprometido com a formação e o desenvolvimento do ser humano integral apontados pela pesquisa em Ensino de Química e retomados na BNCC. Tem como indicador a formação do ser humano integral, cidadão ativo e reflexivo, considerando as competências e habilidades que apresentam conceitos e procedimentos, atitudes e valores para o exercício pleno da cidadania. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, organizado a partir de abordagem documental e exploratória, com uma análise construtivo-interpretativa em que a subjetividade do objeto de estudo decorre da subjetividade de suas pesquisadoras. Como resultado avalia-se pertinência e consonância da sequência didática em contextualizar ácido, base e equilíbrio químico com uma abordagem problematizadora da realidade sociocultural e científica, mas há abertura para ir além. A interseção entre Ecologia e o Ensino de Química explica os fenômenos químicos e ecológicos da natureza viabilizando a produção de bens e serviços na sociedade de maneira responsável e ética. A educação, como espaço para o diálogo da realidade sociocultural e científica, reflete sobre as questões sociais, auxilia a produção de conhecimentos científicos e corrobora com a formação da cidadania. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.353 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia do solo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | pt_BR |
Título: dc.title | Ecologia do solo e a contextualização dos conceitos de ácido, base e equilíbrio químico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
112-Adriana-Paula-Oliveira-Franco-31mar2021_compressed.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743727/2/112-Adriana-Paula-Oliveira-Franco-31mar2021_compressed.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons