Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ávila, Patrícia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Goulart, Silvia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-30T17:36:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-30T17:36:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | ERA UMA VEZ UM GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743701 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O guia didático é um produto educacional vinculado à dissertação de mestrado intitulada “Desbravando a Ciência: Livros paradidáticos como aliados no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais no segundo ciclo do Ensino Fundamental", de autoria da discente Patrícia da Silva Bernardo Villela de Ávila, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), criado de forma colaborativa pela mestranda, orientadora e professora do referido Programa de Pós-Graduação. Esse guia é um auxílio para professores que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental, da Educação Básica, e, com pequenas adaptações, também podem ser desenvolvidas no Ensino Médio. Com esse guia enfatizamos o objetivo de demonstrar como a leitura pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica e didática. A leitura clássica, por exemplo, pode ajudar a contextualizar os conteúdos de ciências, apresentando situações em que os conceitos estudados são aplicados de forma prática. Já o romance pode abordar questões éticas e morais que envolvem a ciência e a tecnologia, estimulando o pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Por sua vez, a ficção científica permite que os alunos explorem as possibilidades futuras da ciência, além de desenvolver a criatividade e a imaginação. O objetivo deste guia não é te limitar, mas sim, te mostrar opções de temas de ciências que podem ser trabalhados a partir de um livro. Esperamos que este guia seja uma estratégia de ensino muito útil para que você possa enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de ciências de forma lúdica e dinâmica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,69mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | livros paradidáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
Título: dc.title | ERA UMA VEZ UM GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A LITERATURA COMO ESTRATEGIA NO ENSINO DE CIENCIAS.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743701/2/A LITERATURA COMO ESTRATEGIA NO ENSINO DE CIENCIAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons