ERA UMA VEZ UM GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorÁvila, Patrícia-
Autor(es): dc.contributor.authorGoulart, Silvia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-30T17:36:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-30T17:36:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-
identificador: dc.identifier.otherERA UMA VEZ UM GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743701-
Resumo: dc.description.abstractO guia didático é um produto educacional vinculado à dissertação de mestrado intitulada “Desbravando a Ciência: Livros paradidáticos como aliados no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais no segundo ciclo do Ensino Fundamental", de autoria da discente Patrícia da Silva Bernardo Villela de Ávila, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), criado de forma colaborativa pela mestranda, orientadora e professora do referido Programa de Pós-Graduação. Esse guia é um auxílio para professores que lecionam nos anos finais do Ensino Fundamental, da Educação Básica, e, com pequenas adaptações, também podem ser desenvolvidas no Ensino Médio. Com esse guia enfatizamos o objetivo de demonstrar como a leitura pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica e didática. A leitura clássica, por exemplo, pode ajudar a contextualizar os conteúdos de ciências, apresentando situações em que os conceitos estudados são aplicados de forma prática. Já o romance pode abordar questões éticas e morais que envolvem a ciência e a tecnologia, estimulando o pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Por sua vez, a ficção científica permite que os alunos explorem as possibilidades futuras da ciência, além de desenvolver a criatividade e a imaginação. O objetivo deste guia não é te limitar, mas sim, te mostrar opções de temas de ciências que podem ser trabalhados a partir de um livro. Esperamos que este guia seja uma estratégia de ensino muito útil para que você possa enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de ciências de forma lúdica e dinâmica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,69mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlivros paradidáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
Título: dc.titleERA UMA VEZ UM GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons