Guia orientador para os Núcleos Docentes Estruturantes: Elementos de destaque para a discussão do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFSP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Cacilda Angélica José-
Autor(es): dc.contributor.authorDe Paula, Enio Freire-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-28T17:56:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-28T17:56:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-
identificador: dc.identifier.otherGuia orientador para os Núcleos Docentes Estruturantes: Elementos de destaque para a discussão do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFSPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743640-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional aqui apresentado foi concebido durante a pesquisa - “Estágio Curricular Supervisionado: o que dizem e o que podem dizer os Projetos Pedagógicos das Licenciaturas em Matemática dos Institutos Federais das Regiões Sudeste e Sul“ - empreendida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (ENCiMA-IFSP/SPO).Após alguns anos de estudo a respeito do que tratam os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) dos cursos de Licenciatura em Matemática (LM) dos Institutos Federais das Regiões Sudeste e Sul sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), encontramos muitas soluções criativas para superar os diversos desafios que são enfrentados quando da proposição do ECS nesses documentos. Assim, resolvemos desenvolver esse Guia que, balizando-se em um compilado das legislações externas e internas do IFSP sobre essa temática, traz um leque das possibilidades de redação da seção sobre o ECS no PPC. Nosso objetivo, ao elaborar esse material, é o de possibilitar subsídios para discussões no âmbito dos NDE de cursos de LM do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) quando da propositura de novos PPC e/ou nas ocasiões de realização de suas atualizações. Intencionamos, com isso, o aprimoramento institucionalizado das práticas adotadas atualmente e o desencadear de reflexões para aprimorar os processos de ECS no IFSP, bem como, de outros cursos de LM ofertados no país.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.947 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstágiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federalpt_BR
Título: dc.titleGuia orientador para os Núcleos Docentes Estruturantes: Elementos de destaque para a discussão do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFSPpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCiMA -IFSP/SPO)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons