Desvendando os Mistérios da Fotossíntese

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFernanda Ticianelli de Oliveira Doná, Denise Fernandes de Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-28T12:25:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-28T12:25:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-19-
identificador: dc.identifier.otherJogo Fotossíntese e E-book do professorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743637-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional consiste em um jogo virtual e interativo, para ser trabalhado com alunos da 1ª Série do Ensino Médio durante as aulas de Biologia. Ele foi elaborado com a utilização do Microsoft Powerpoint, podendo ser trabalhado off line. O jogo apresenta uma trilha com desafios onde o aluno, na prática, vivencia as etapas do método científico. Foram privilegiados a utilização de estratégias de aprendizagem colaborativa e princípios da metodologia investigativa para a elaboração das atividades. O jogo é autoexplicativo e o aluno avança as etapas, por meio de hiperlinks dentro do programa, de acordo com os comandos do professor. Também foi elaborado como parte do produto educacional um e-book com orientações sobre a aplicação do produto educacional para o professor, disponível em formato pdf. O e-book consiste em um guia de aplicação contendo, além do plano de aula sugerido para a aplicação do jogo, a descrição de todas as fases/etapas e das atividades a serem desenvolvidas, a fim de que o professor utilizar o produto educacional em suas aulas com os estudantes. O jogo é composto por duas fases, onde são trabalhados conteúdos relacionados à fotossíntese. Em cada fase, o aluno realiza um experimento e atividades colaborativas. As fases são compostas por seis etapas cada, organizadas com base no método científico. O objetivo dessa organização foi proporcionar ao estudante o “fazer ciência”, ao vivenciar na prática o método científico, possibilitando que eles compreendam de forma lúdica as etapas de um estudo científico, ao trabalhá-las ao longo do jogo. Além disso, o jogo objetiva favorecer o protagonismo estudantil, a fim de despertar o interesse dos alunos e estimular a participação ativa no processo de ensino-aprendizagem, bem como o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico; argumentação, autonomia e colaboração.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent127,9 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepptx/ebookpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFotossíntese; Ensino por Investigação; Metodologias Ativas; Método Científicopt_BR
Título: dc.titleDesvendando os Mistérios da Fotossíntesept_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBiologiapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons