
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Brancalion, Marcos Rallo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-28T17:40:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-28T17:40:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/342 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de matemática e inclusão de pessoas com deficiência visual | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743626 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho discute o processo de inclusão de alunos com deficiência visual em salas de aula regulares, em especial, para o ensino de Matemática. Objetivo: refletir sobre a importância da capacitação do docente para o ensino da matemática a alunos com defi ciência visual total ou parcial a fim de garantir a inclusão escolar. Metodologia: Trata-se de estudo de revisão bibliográfica, cujo levantamento da produção científica foi realizado em teses e dissertações publicados em língua portuguesa sem período defi nido. As pesquisas foram realizadas na base de dados da Scielo e no Domínio Público. No que tange a análise de dados, primeiramente selecionou-se o material bibliográfico a partir dos parâmetros previamente estabelecidos. A próxima etapa consistiu na análise dessas informações, considerando, principalmente o conteúdo das afirmações contidas nos textos selecionados. Os dados foram analisados com base em procedimentos qualitativos no qual foi possível compor uma análise explicativa. Resultados e discussões: Apesar da escassez de materiais encontrados na literatura acerca do tema, afirmam a importância da capacitação de professores para o ensino de matemática a defi cientes visuais e ressaltam a necessidade do desenvolvimento de pesquisas, que contribuam para a formação dos docentes de matemática, visando a capacitação destes para ensinar um aluno com defi ciência visual em sua sala de aula. Considerações finais: Há que se ter um olhar humanizado às reais necessidades de todos os alunos, em todos os níveis da educação, a fim de que os participantes do processo ensino-aprendizagem estejam imbuídos do mesmo espírito: a construção e o desenvolvimento do ser humano. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão, deficiência visual, Matemática, formação | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino de matemática e inclusão de pessoas com deficiência visual | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons