Ensino de matemática e inclusão de pessoas com deficiência visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorBrancalion, Marcos Rallo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-28T17:40:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-28T17:40:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/342-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de matemática e inclusão de pessoas com deficiência visualpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743626-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho discute o processo de inclusão de alunos com deficiência visual em salas de aula regulares, em especial, para o ensino de Matemática. Objetivo: refletir sobre a importância da capacitação do docente para o ensino da matemática a alunos com defi ciência visual total ou parcial a fim de garantir a inclusão escolar. Metodologia: Trata-se de estudo de revisão bibliográfica, cujo levantamento da produção científica foi realizado em teses e dissertações publicados em língua portuguesa sem período defi nido. As pesquisas foram realizadas na base de dados da Scielo e no Domínio Público. No que tange a análise de dados, primeiramente selecionou-se o material bibliográfico a partir dos parâmetros previamente estabelecidos. A próxima etapa consistiu na análise dessas informações, considerando, principalmente o conteúdo das afirmações contidas nos textos selecionados. Os dados foram analisados com base em procedimentos qualitativos no qual foi possível compor uma análise explicativa. Resultados e discussões: Apesar da escassez de materiais encontrados na literatura acerca do tema, afirmam a importância da capacitação de professores para o ensino de matemática a defi cientes visuais e ressaltam a necessidade do desenvolvimento de pesquisas, que contribuam para a formação dos docentes de matemática, visando a capacitação destes para ensinar um aluno com defi ciência visual em sua sala de aula. Considerações finais: Há que se ter um olhar humanizado às reais necessidades de todos os alunos, em todos os níveis da educação, a fim de que os participantes do processo ensino-aprendizagem estejam imbuídos do mesmo espírito: a construção e o desenvolvimento do ser humano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão, deficiência visual, Matemática, formaçãopt_BR
Título: dc.titleEnsino de matemática e inclusão de pessoas com deficiência visualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons