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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Brancalion, Marcos Rallo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-28T17:40:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-28T17:40:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/342 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de matemática e inclusão de pessoas com deficiência visual | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743626 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho discute o processo de inclusão de alunos com deficiência visual em salas de aula regulares, em especial, para o ensino de Matemática. Objetivo: refletir sobre a importância da capacitação do docente para o ensino da matemática a alunos com defi ciência visual total ou parcial a fim de garantir a inclusão escolar. Metodologia: Trata-se de estudo de revisão bibliográfica, cujo levantamento da produção científica foi realizado em teses e dissertações publicados em língua portuguesa sem período defi nido. As pesquisas foram realizadas na base de dados da Scielo e no Domínio Público. No que tange a análise de dados, primeiramente selecionou-se o material bibliográfico a partir dos parâmetros previamente estabelecidos. A próxima etapa consistiu na análise dessas informações, considerando, principalmente o conteúdo das afirmações contidas nos textos selecionados. Os dados foram analisados com base em procedimentos qualitativos no qual foi possível compor uma análise explicativa. Resultados e discussões: Apesar da escassez de materiais encontrados na literatura acerca do tema, afirmam a importância da capacitação de professores para o ensino de matemática a defi cientes visuais e ressaltam a necessidade do desenvolvimento de pesquisas, que contribuam para a formação dos docentes de matemática, visando a capacitação destes para ensinar um aluno com defi ciência visual em sua sala de aula. Considerações finais: Há que se ter um olhar humanizado às reais necessidades de todos os alunos, em todos os níveis da educação, a fim de que os participantes do processo ensino-aprendizagem estejam imbuídos do mesmo espírito: a construção e o desenvolvimento do ser humano. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão, deficiência visual, Matemática, formação | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de matemática e inclusão de pessoas com deficiência visual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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