Sequência de atividades para o ensino de eletricidade: circuitos elétricos simples via simulações computacionais e atividades experimentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBariani, Lucas Rocha-
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Ricardo Robinson Campomanes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-27T19:47:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-27T19:47:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Lucaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743603-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Técnico­Tecnológico (PTT), ou Produto Educacional, tem o propósito de orientá­ lo na realização de atividades motivadoras que visam à inserção de práticas em sala de aula. O PTT integra atividades computacionais, por meio de simulações computacionais da plataforma online PhET, e atividades experimentais, utilizando a placa de prototipagem Arduino, para o Ensino de Física no Ensino Médio, especificamente para o estudo da eletricidade, focado em circuitos elétricos simples. Apresenta­se esse PTT dividido em 4 ações: 1) Aplicação de um teste prévio (T1), onde são apresentadas 10 questões objetivas com circuitos elétricos simples, para se fazer um diagnóstico das concepções alternativas (CA) ou prévias dos estudantes sobre eletricidade, e oportunizar para que alunos tomem conhecimento de suas concepções; 2) Realização de simulação computacional dos circuitos de T1, a partir da plataforma online PhET; 3) Teste experimental dos circuitos de T1 com um sistema físico, a partir da plataforma microcontrolada Arduino, para validar empiricamente o obtido da simulação computacional. 4) Aplicação de um teste posterior (T2), consistindo das mesmas questões do teste T1, somente mudando a numeração e a ordem das alternativas das questões, para desafiar ao aluno à reflexão sobre o seu perfil de concepções (concepção prévia trazida por ele, e a concepção científica construída após a realização das atividades com as simulações e os experimentos dos circuitos). Um destaque da proposta é a utilização de simulações computacionais e montagem de circuitos a partir do Arduino, para possibilitar que o aluno tenha uma experiência mais ‘concreta’ com a Eletricidade. Este material faz parte da produção final de curso, enquanto aluno do Programa de Pós­Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Campus Universitário de Sinop (CUS). Ele está disponível gratuitamente em versão digital no site oficial do programa. Lá também se encontra uma cópia da versão da Dissertação, com maiores informações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent47 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEletricidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectcircuitos elétricospt_BR
Título: dc.titleSequência de atividades para o ensino de eletricidade: circuitos elétricos simples via simulações computacionais e atividades experimentaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Fundamental e Médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Lucas_Produto_2022.pdfProduto Educacional Lucas1,86 MBAdobe PDF/bitstream/capes/743603/2/Lucas_Produto_2022.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons