Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bariani, Lucas Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Ricardo Robinson Campomanes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-27T19:47:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-27T19:47:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Lucas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743603 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto TécnicoTecnológico (PTT), ou Produto Educacional, tem o propósito de orientá lo na realização de atividades motivadoras que visam à inserção de práticas em sala de aula. O PTT integra atividades computacionais, por meio de simulações computacionais da plataforma online PhET, e atividades experimentais, utilizando a placa de prototipagem Arduino, para o Ensino de Física no Ensino Médio, especificamente para o estudo da eletricidade, focado em circuitos elétricos simples. Apresentase esse PTT dividido em 4 ações: 1) Aplicação de um teste prévio (T1), onde são apresentadas 10 questões objetivas com circuitos elétricos simples, para se fazer um diagnóstico das concepções alternativas (CA) ou prévias dos estudantes sobre eletricidade, e oportunizar para que alunos tomem conhecimento de suas concepções; 2) Realização de simulação computacional dos circuitos de T1, a partir da plataforma online PhET; 3) Teste experimental dos circuitos de T1 com um sistema físico, a partir da plataforma microcontrolada Arduino, para validar empiricamente o obtido da simulação computacional. 4) Aplicação de um teste posterior (T2), consistindo das mesmas questões do teste T1, somente mudando a numeração e a ordem das alternativas das questões, para desafiar ao aluno à reflexão sobre o seu perfil de concepções (concepção prévia trazida por ele, e a concepção científica construída após a realização das atividades com as simulações e os experimentos dos circuitos). Um destaque da proposta é a utilização de simulações computacionais e montagem de circuitos a partir do Arduino, para possibilitar que o aluno tenha uma experiência mais ‘concreta’ com a Eletricidade. Este material faz parte da produção final de curso, enquanto aluno do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Campus Universitário de Sinop (CUS). Ele está disponível gratuitamente em versão digital no site oficial do programa. Lá também se encontra uma cópia da versão da Dissertação, com maiores informações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 47 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | circuitos elétricos | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência de atividades para o ensino de eletricidade: circuitos elétricos simples via simulações computacionais e atividades experimentais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Lucas_Produto_2022.pdf | Produto Educacional Lucas | 1,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743603/2/Lucas_Produto_2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons