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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFMT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Isis Mendes Corrêa de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, Elizabeth Quirino de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-27T18:09:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-27T18:09:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Isis | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743592 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Material de Apoio Pedagógico (MAP) foi desenvolvido a partir da aplicação do Projeto de Pesquisa vinculado ao Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em uma escola estadual, situada no município de Sinop/MT, no ano de 2020, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, com uma Sequência Didática baseada no Ensino de Álgebra através da Metodologia de EnsinoAprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Embora idealizado para uma aplicação presencial, com o advento da pandemia da COVID-19, essa aplicação ocorreu exclusivamente de forma on-line, com a utilização de uma plataforma exclusiva e disponibilizada pelo Governo do estado de Mato Grosso e aplicativos gratuitos de acesso ao computador, notebook, smartfones e similares, sendo as adaptações necessárias expressas ao final do MAP. A partir da aplicação, observou-se que as práticas educativas contribuíram com o andamento do ano letivo da referida turma e, assim, pôde-se concluir, de forma satisfatória, o processo de ensinoaprendizagem que ocorreu de maneira atípica durante esse período. Observou-se também diversas situações positivas para a construção de um conhecimento que, a princípio, havia se perdido dada a condição do ano letivo vigente. Além disso, ao aplicar a metodologia de Ensino-AprendizagemAvaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, vivenciouse a apropriação do pensamento algébrico dos alunos, juntamente com sua capacidade de argumentação, ao comparar suas respostas as dos colegas, demonstrando a possibilidade de diferentes caminhos para a resolução de uma atividade, elevando a autoestima do aluno e tornandoo mais atendo e participativo, apesar dos desafios existentes no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o estudo e aplicação do projeto consolidou na elaboração deste Produto Técnico Tecnológico, como material didático/instrucional voltado ao objetivo de subsidiar os professores numa mudança de olhar ao elaborarem suas aulas, contribuindo com o planejamento de práticas educativas embasadas na Resolução de Problemas para o ensino de Álgebra. Portanto, apresenta-se sugestões de atividades práticas com observações da aplicação dessas atividades, podendo ser realizadas de forma presencial ou on-line. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de Álgebra através da Resolução de Problemas nos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Isis_MAP_Isis Moraes.final_2022.pdf | Produto Educacional Isis | 15.14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743592/2/Isis_MAP_Isis Moraes.final_2022.pdfDownload |
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