O ensino de Álgebra através da Resolução de Problemas nos anos finais do Ensino Fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Isis Mendes Corrêa de-
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, Elizabeth Quirino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-27T18:09:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-27T18:09:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Isispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743592-
Resumo: dc.description.abstractO Material de Apoio Pedagógico (MAP) foi desenvolvido a partir da aplicação do Projeto de Pesquisa vinculado ao Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em uma escola estadual, situada no município de Sinop/MT, no ano de 2020, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, com uma Sequência Didática baseada no Ensino de Álgebra através da Metodologia de EnsinoAprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Embora idealizado para uma aplicação presencial, com o advento da pandemia da COVID-19, essa aplicação ocorreu exclusivamente de forma on-line, com a utilização de uma plataforma exclusiva e disponibilizada pelo Governo do estado de Mato Grosso e aplicativos gratuitos de acesso ao computador, notebook, smartfones e similares, sendo as adaptações necessárias expressas ao final do MAP. A partir da aplicação, observou-se que as práticas educativas contribuíram com o andamento do ano letivo da referida turma e, assim, pôde-se concluir, de forma satisfatória, o processo de ensinoaprendizagem que ocorreu de maneira atípica durante esse período. Observou-se também diversas situações positivas para a construção de um conhecimento que, a princípio, havia se perdido dada a condição do ano letivo vigente. Além disso, ao aplicar a metodologia de Ensino-AprendizagemAvaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, vivenciouse a apropriação do pensamento algébrico dos alunos, juntamente com sua capacidade de argumentação, ao comparar suas respostas as dos colegas, demonstrando a possibilidade de diferentes caminhos para a resolução de uma atividade, elevando a autoestima do aluno e tornandoo mais atendo e participativo, apesar dos desafios existentes no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o estudo e aplicação do projeto consolidou na elaboração deste Produto Técnico Tecnológico, como material didático/instrucional voltado ao objetivo de subsidiar os professores numa mudança de olhar ao elaborarem suas aulas, contribuindo com o planejamento de práticas educativas embasadas na Resolução de Problemas para o ensino de Álgebra. Portanto, apresenta-se sugestões de atividades práticas com observações da aplicação dessas atividades, podendo ser realizadas de forma presencial ou on-line.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Título: dc.titleO ensino de Álgebra através da Resolução de Problemas nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
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