O D E C L Í N I O D A S A B E L H A S A S S O C I A D O A O S E F E I T O S D E R A D I A Ç Ã O N Ã O I O N I Z A N T E : I N T E R D I S C I P L I N A R I D A D E P O R M E I O D O E N F O Q U E C I Ê N C I A , T E C N O L O G I A , S O C I E D A D E E A M B I E N T E

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Crisilandia de Nave da-
Autor(es): dc.contributor.authorWobeto, Carmen-
Autor(es): dc.contributor.authorPinheiro, Jean Reinildes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-27T18:04:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-27T18:04:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Crisilandiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743591-
Resumo: dc.description.abstractMaterial de Apoio Pedagógico (MAP), denominado “O declínio das abelhas associado aos efeitos de radiação não ionizante: interdisciplinaridade por meio do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente”, vinculado à dissertação “Radiação eletromagnética não ionizante e o declínio das abelhas: uma abordagem interdisciplinar por meio do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente”, elaborada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), é composto por duas partes: Sequência Didática e Cartilha do Estudante, juntamente com os vídeos “Efeitos de campos eletromagnéticos nas abelhas, e Abelhas nativas”. Apresento um material didático direcionado para estudantes e professores de Física e de Biologia do 3º ano do Ensino Médio, para o ensino da radiação eletromagnética não ionizante associado ao declínio das abelhas, pautado na perspectiva interdisciplinar e na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A elaboração do MAP foi fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos Parâmetros Comuns Curriculares (PCN+) e na metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992; 1994) e Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). A escolha deste instrumento deu-se pelo fato de não encontrarmos produções direcionadas ao campo educacional que abordem os possíveis efeitos biológicos da radiação eletromagnética nos principais polinizadores bióticos: as abelhas. Caros professores, esperamos que este material didático seja uma possível referência para o desenvolvimento da temática e que possa contribuir para a sua prática docente, além de favorecer a aprendizagem significativa dos estudantespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAbelhaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRadiação Não Ionizantept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Título: dc.titleO D E C L Í N I O D A S A B E L H A S A S S O C I A D O A O S E F E I T O S D E R A D I A Ç Ã O N Ã O I O N I Z A N T E : I N T E R D I S C I P L I N A R I D A D E P O R M E I O D O E N F O Q U E C I Ê N C I A , T E C N O L O G I A , S O C I E D A D E E A M B I E N T Ept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Fundamental e Médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiências e Físicapt_BR
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