Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFMT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Krefta, Silvana Teresinha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Trevisan, Eberson Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-27T19:02:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-27T19:02:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Silvana | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743549 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse produto educacional está vinculado à dissertação de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência da Natureza e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, intitulada “Aproximando exercícios à Cenários para Investigação: uma abordagem teórica e prática para sala de aula”. Ele foi elaborado com o objetivo de auxiliar professores de Matemática a utilizarem exercícios contidos nos livros didáticos com intenção de encaminhá-los em sala de aula a partir da aproximação com a teoria chamada de “Cenários para Investigação”, a qual coloca o aluno como personagem ativo e crítico no processo, além de buscar formas próprias de desenvolver uma atividade em ambientes de aprendizagem com recursos à investigação. A proposta inicial tem como inspiração o artigo “Transformar exercícios matemáticos presentes nos livros didáticos em Cenários para Investigação: uma Possibilidade de Inserção na Educação Matemática Crítica”, de Milani (2020), no qual a autora descreve que “uma atividade investigativa pode ter em seu desenvolvimento cálculos, mas deve envolver os/as alunos/as em outras ações de pensamento” (MILANI, 2020, p. 15). Skovsmose (2014, p.16) ressalta que os exercícios ocupam boa parte das aulas de matemática no ensino tradicional e estima que um estudante em toda sua vida escolar responde a mais de 10 mil exercícios, mas que isso não ajuda necessariamente a desenvolver a criatividade matemática quando submetido, predominantemente, à uma atitude passiva e de repetição mecânica. Pesquisas acadêmicas como as de Mesquita, Carvalho e Guerra (2010), Santos (2017) e Silva (2017), que averiguaram Cenários para Investigação em livros didáticos e manuais de professores, destacam que esses materiais apresentam exercícios que possuem potencialidade para usufruir de Cenários para Investigação, inserindo uma dimensão crítica às atividades matemáticas. No entanto, perceberam que, por muitas vezes, não dão o suporte necessário para que o professor desenvolva como atividades nessa perspectiva. Nossa intenção com o desenvolvimento e apresentação desse material é contribuir com esses pesquisadores ao trazer apontamentos teóricos e práticos que auxiliem o professor a explorar os exercícios presentes nos livros didáticos nessa perspectiva de atividade. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cenários para investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
Título: dc.title | Aproximando exercícios a Cenários para Investigação: uma proposta de material de apoio pedagógico ao professor | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Silvana_produto_2022.pdf | Produto Educacional Silvana | 12,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743549/2/Silvana_produto_2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons