Aproximando exercícios a Cenários para Investigação: uma proposta de material de apoio pedagógico ao professor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFMTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKrefta, Silvana Teresinha-
Autor(es): dc.contributor.authorTrevisan, Eberson Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-27T19:02:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-27T19:02:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Silvanapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743549-
Resumo: dc.description.abstractEsse produto educacional está vinculado à dissertação de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência da Natureza e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, intitulada “Aproximando exercícios à Cenários para Investigação: uma abordagem teórica e prática para sala de aula”. Ele foi elaborado com o objetivo de auxiliar professores de Matemática a utilizarem exercícios contidos nos livros didáticos com intenção de encaminhá-los em sala de aula a partir da aproximação com a teoria chamada de “Cenários para Investigação”, a qual coloca o aluno como personagem ativo e crítico no processo, além de buscar formas próprias de desenvolver uma atividade em ambientes de aprendizagem com recursos à investigação. A proposta inicial tem como inspiração o artigo “Transformar exercícios matemáticos presentes nos livros didáticos em Cenários para Investigação: uma Possibilidade de Inserção na Educação Matemática Crítica”, de Milani (2020), no qual a autora descreve que “uma atividade investigativa pode ter em seu desenvolvimento cálculos, mas deve envolver os/as alunos/as em outras ações de pensamento” (MILANI, 2020, p. 15). Skovsmose (2014, p.16) ressalta que os exercícios ocupam boa parte das aulas de matemática no ensino tradicional e estima que um estudante em toda sua vida escolar responde a mais de 10 mil exercícios, mas que isso não ajuda necessariamente a desenvolver a criatividade matemática quando submetido, predominantemente, à uma atitude passiva e de repetição mecânica. Pesquisas acadêmicas como as de Mesquita, Carvalho e Guerra (2010), Santos (2017) e Silva (2017), que averiguaram Cenários para Investigação em livros didáticos e manuais de professores, destacam que esses materiais apresentam exercícios que possuem potencialidade para usufruir de Cenários para Investigação, inserindo uma dimensão crítica às atividades matemáticas. No entanto, perceberam que, por muitas vezes, não dão o suporte necessário para que o professor desenvolva como atividades nessa perspectiva. Nossa intenção com o desenvolvimento e apresentação desse material é contribuir com esses pesquisadores ao trazer apontamentos teóricos e práticos que auxiliem o professor a explorar os exercícios presentes nos livros didáticos nessa perspectiva de atividade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCenários para investigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros Didáticospt_BR
Título: dc.titleAproximando exercícios a Cenários para Investigação: uma proposta de material de apoio pedagógico ao professorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Fundamental e Médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Silvana_produto_2022.pdfProduto Educacional Silvana12,55 MBAdobe PDF/bitstream/capes/743549/2/Silvana_produto_2022.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons