Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | GONZÁLEZ, DAVID ARTURO YÉPEZ | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LARRETA, FRELLA SORAYA GARCÍA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FRANCO, GABRIELA CAROLINA SOLIS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MUÑOZ, GEOVANNY FRANCISCO RUIZ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-27T16:15:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-27T16:15:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743545 | - |
Resumo: dc.description.abstract | La educación superior se encuentra inmersa en una vorágine de cambios impulsados por las fuerzas disruptivas de la Inteligencia Artificial (IA) y el Metaverso. Estas tecnologías, lejos de ser meras herramientas, se han convertido en agentes catalizadores que están redefiniendo la forma en que concebimos y facilitamos el aprendizaje. A medida que avanzamos en esta travesía, nos adentramos en un panorama donde la urgencia de la transformación digital se entrelaza con los desafíos inherentes a su implementación. La brecha digital, que resalta las disparidades en el acceso a la tecnología, se yergue como un obstáculo significativo que debe abordarse para garantizar una transición equitativa. Simultáneamente, la resistencia al cambio, arraigada en las tradiciones y la ansiedad ante lo desconocido, representa un reto que requiere estrategias efectivas para fomentar la aceptación y la adopción generalizada. En este entorno dinámico, la colaboración entre docentes y estudiantes adquiere un papel protagónico. La capacitación docente se convierte en un pilar fundamental, no solo para la adquisición de habilidades técnicas, sino también para inculcar una comprensión profunda de cómo integrar eficazmente las tecnologías en los procesos de enseñanza y aprendizaje. De manera análoga, la alfabetización digital de los estudiantes trasciende la mera adquisición de destrezas técnicas, extendiéndose a la capacidad de evaluar críticamente la información en línea, colaborar en entornos virtuales y utilizar herramientas digitales para optimizar su propio aprendizaje. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnología educativa | pt_BR |
Título: dc.title | Educación en transformación: metaverso, inteligencia artificial y el futuro de la academia (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: