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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Silva, Lincoln Tavares Monique Pellegrino Málla dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-27T13:59:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-27T13:59:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual da Infraestrutura Escolar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743542 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A escola é um organismo vivo, dotada de tempos, movimentos e desafios, que no máximo, vão sendo substituídos por outros. Quando falamos em Infraestrutura Escolar, estamos falando de um espaço físico com condições adequadas ao seu uso e que contenham equipamentos estruturantes, que propiciem a construção do conhecimento e a formação de cidadãos. Partimos da premissa de que investimentos realizados em infraestrutura escolar, com base em critérios técnicos e orientações contextualizadas, podem contribuir para os processos educacionais praticados na base escolar, influenciando positivamente a trajetória de trabalho e estudo dos atores escolares inseridos nestes processos e consequentemente no desempenho escolar. Diante de tamanha importância, prezar pela manutenção preventiva, corretiva e emergencial desses espaços é tarefa fundamental para o gestor escolar, vez que a sua utilização é diária. Portanto, cuidar da infraestrutura escolar, como estratégia de gestão para impulsionar as demais discussões dentro do ambiente escolar, pode ser determinante no enfrentamento desses desafios. A proposta deste manual é ser um instrumento que irá auxiliar os gestores escolares no processo de tomada de decisão na aplicação da verba destinada a infraestrutura e manutenção de uma escola. Além de apresentar aos gestores escolares, os ambientes escolares que são considerados obrigatórios pela legislação educacional, os ambientes complementares para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, como também, elencar elementos de diagnóstico desses ambientes, detalhando os possíveis problemas em infraestrutura que uma Instituição de Ensino possa apresentar, para que seja identificado e corrigido, objetivando proporcionar instalações seguras, salubres, agradáveis e que potencializem o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 22688 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Infraestrutura Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes Escolares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho Escolar | pt_BR |
Título: dc.title | MANUAL DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Dissertação - Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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