Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Clara Madalena Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pacheco, João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-26T20:07:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-26T20:07:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/358 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uso da linguagem literária em aulas de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743537 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo levar a uma reflexão sobre o uso de literatura /poema como fonte histórica e sua utilização em sala de aula, uma vez que o poema reflete sobre o momento vivenciado pelo homem. Em primeiro momento abordou-se os caminhos traçados pela história cultural, tendo como base os teóricos: Sandra Pesavento, Robert Carlos Santos, Peter Burke, Roger Chartier. Analisou-se também a literatura como fonte histórica e a possibilidade da junção do ensino de História com a linguagem literária, dando relevância aos saltos e sobressaltos neste diálogo, as divergências e convergências na utilização de obras literárias na aula de história e a discussão acerca da limitação entre ambas, já que a História e a Literatura têm o mesmo objeto de estudo que é o homem como agente da História. Procurou-se mostrar os fatos históricos contidos nos poemas do professor Carlos Alberto de Assis Cavalcanti e sua utilização em sala, com o auxílio dos pensadores da história cultural. A utilização desses procedimentos proporcionou o entendimento e reflexão acerca da compreensão da temática escolhida, assim como fornecimento de informações para possíveis discussões sobre o assunto. A metodologia utilizada contemplou a pesquisa bibliográfica, analisando poemas do autor pesquisado, sobre a história e sua junção com a literatura nas ações pedagógicas. Priorizando a pesquisa de natureza teórica, foram selecionados e consultados livros, artigos, poemas, textos e trabalhos acadêmicos, com o objetivo de proporcionar o embasamento teórico necessário para a concretização deste trabalho científico. A partir desse pressuposto, este ensaio, traça um esboço teórico sobre o uso de literatura como uma linguagem diversa no ensino de História, demonstrando que há narrativa histórica em contos literários, sendo possível a utilização de escritos literários como fontes históricas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura/poema, Ensino de história, Obras literárias | pt_BR |
Título: dc.title | Uso da linguagem literária em aulas de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons