Uso da linguagem literária em aulas de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Clara Madalena Xavier-
Autor(es): dc.contributor.authorPacheco, João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-26T20:07:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-26T20:07:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/358-
identificador: dc.identifier.otherUso da linguagem literária em aulas de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743537-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo levar a uma reflexão sobre o uso de literatura /poema como fonte histórica e sua utilização em sala de aula, uma vez que o poema reflete sobre o momento vivenciado pelo homem. Em primeiro momento abordou-se os caminhos traçados pela história cultural, tendo como base os teóricos: Sandra Pesavento, Robert Carlos Santos, Peter Burke, Roger Chartier. Analisou-se também a literatura como fonte histórica e a possibilidade da junção do ensino de História com a linguagem literária, dando relevância aos saltos e sobressaltos neste diálogo, as divergências e convergências na utilização de obras literárias na aula de história e a discussão acerca da limitação entre ambas, já que a História e a Literatura têm o mesmo objeto de estudo que é o homem como agente da História. Procurou-se mostrar os fatos históricos contidos nos poemas do professor Carlos Alberto de Assis Cavalcanti e sua utilização em sala, com o auxílio dos pensadores da história cultural. A utilização desses procedimentos proporcionou o entendimento e reflexão acerca da compreensão da temática escolhida, assim como fornecimento de informações para possíveis discussões sobre o assunto. A metodologia utilizada contemplou a pesquisa bibliográfica, analisando poemas do autor pesquisado, sobre a história e sua junção com a literatura nas ações pedagógicas. Priorizando a pesquisa de natureza teórica, foram selecionados e consultados livros, artigos, poemas, textos e trabalhos acadêmicos, com o objetivo de proporcionar o embasamento teórico necessário para a concretização deste trabalho científico. A partir desse pressuposto, este ensaio, traça um esboço teórico sobre o uso de literatura como uma linguagem diversa no ensino de História, demonstrando que há narrativa histórica em contos literários, sendo possível a utilização de escritos literários como fontes históricas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura/poema, Ensino de história, Obras literáriaspt_BR
Título: dc.titleUso da linguagem literária em aulas de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons