E-BOOK DE OFICINAS PEDAGÓGICAS ELABORADAS POR MEIO DE ROTEIROS DE APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Layla L. Galante-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Patrícia Maneschy Duarte da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-26T17:12:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-26T17:12:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherPE_LaylaGalante-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743522-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho foi elaborado a partir da dissertação de mestrado profissional de Ensino de Ciências do Instituto federal do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis, intitulado E-book de Roteiros de aprendizagem para elaboração de oficinas pedagógicas. O objetivo deste trabalho é apresentar possibilidades da construção de uma formação continuada em serviço desenvolvida dentro escola, buscando atender as necessidades do corpo docente em um Colégio Militarizado Estadual, gerido pela polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, onde todo corpo docente é composto por policiais militares qualificados para o exercício do magistério. Viabiliza contribuir também com o trabalho das equipes pedagógicas dos colégios militarizados, ao formular roteiros que podem ser aplicados em um curso ou em uma oficina isolada de treinamento para um determinado fim pedagógico. Tendo em vista que esta instituição não possui ações próprias, que sejam desenvolvidas internamente, voltadas para a atividade docente desempenhada pelos policiais militares na educação básica. Este E-book encontra-se organizado em cinco categorias que objetivam descrever o que é uma oficina pedagógica, o que é um roteiro de aprendizagem, e como usar o mesmo para atingir os objetivos de aprimoramento da prática docente. A importância da elaboração de formação continuada em serviço (FCS), através de oficinas pedagógicas que permitem um planejamento mais claro, a definição de objetivos mais assertivos que atendem as necessidades docentes da unidade educacional.-
Tamanho: dc.format.extent7665 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectFormação em serviço-
Palavras-chave: dc.subjectOficinas Pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectEscola militarizada-
Título: dc.titleE-BOOK DE OFICINAS PEDAGÓGICAS ELABORADAS POR MEIO DE ROTEIROS DE APRENDIZAGEM-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós graduação em Ensino de Ciências-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação 3-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons