CRIANÇA & NATUREZA - APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM AMBIENTES NATURAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenau - FURBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Nando Matheus-
Autor(es): dc.contributor.authorSchroeder, Edson-
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Keila Zaniboni Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-26T17:11:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-26T17:11:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-
identificador: dc.identifier.otherCRIANÇA E NATUREZApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743521-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional é resultado da dissertação de Nando Matheus Rocha, intulada “Crianças em interação com a natureza: o ambiente como fonte de aprendizagem e desenvolvimento infantil” orientada pelos professores Dra. Keila Zaniboni Siqueira Batista e Dr. Edson Schroeder, pertencente a linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Aqui são apresentadas seis dimensões para pensar e organizar experiências com crianças em ambientes naturais, com foco nos processos de subjetivação e das relações sociais mediadas, apoiados na Teoria Histórico-Cultural, cujas contribuições, já consolidadas no campo da Pesquisa em Educação, desta vez, foram imprescindíveis para compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças em interação com a natureza. As categorias analisadas - o desenvolvimento de vínculos cognitivo-conceituais e afetivo-emocionais, a partir da perspectiva materialista-dialética, mostraram-se relevantes para a análise das intervenções pedagógicas mediadas. Os resultados da intervenção pedagógica (método de pesquisa desenvolvido) indicaram que as vivências em ambientes naturais, mediadas por um Biólogo Educador (ou professor), influenciaram positivamente na formação de vínculos cognitivos e afetivos pelas crianças, evidenciando os ambientes naturais como cenários importantes para o desenvolvimento de aspectos emocionais e conceituais. Esses vínculos foram fundamentais para a emergência de neoformações, com reflexos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento decorrentes, ou seja, vínculos emocionais como o sentimento de pertencimento, cuidado pela natureza e prazer na realização de tarefas; e os vínculos racionais, caracterizados por interesse pelo conhecimento científico, novas formas de interação e observação nos ambientes naturais, de forma a transcenderem a experiência cotidiana e imediata e apresentarem um nível mais avançado de compreensão da realidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent26430 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAmbientept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeoformaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVínculospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVivênciaspt_BR
Título: dc.titleCRIANÇA & NATUREZA - APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM AMBIENTES NATURAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado profissionalpt_BR
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