Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau - FURB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Nando Matheus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schroeder, Edson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Keila Zaniboni Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-26T17:11:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-26T17:11:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | CRIANÇA E NATUREZA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743521 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é resultado da dissertação de Nando Matheus Rocha, intulada “Crianças em interação com a natureza: o ambiente como fonte de aprendizagem e desenvolvimento infantil” orientada pelos professores Dra. Keila Zaniboni Siqueira Batista e Dr. Edson Schroeder, pertencente a linha de pesquisa “Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Aqui são apresentadas seis dimensões para pensar e organizar experiências com crianças em ambientes naturais, com foco nos processos de subjetivação e das relações sociais mediadas, apoiados na Teoria Histórico-Cultural, cujas contribuições, já consolidadas no campo da Pesquisa em Educação, desta vez, foram imprescindíveis para compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças em interação com a natureza. As categorias analisadas - o desenvolvimento de vínculos cognitivo-conceituais e afetivo-emocionais, a partir da perspectiva materialista-dialética, mostraram-se relevantes para a análise das intervenções pedagógicas mediadas. Os resultados da intervenção pedagógica (método de pesquisa desenvolvido) indicaram que as vivências em ambientes naturais, mediadas por um Biólogo Educador (ou professor), influenciaram positivamente na formação de vínculos cognitivos e afetivos pelas crianças, evidenciando os ambientes naturais como cenários importantes para o desenvolvimento de aspectos emocionais e conceituais. Esses vínculos foram fundamentais para a emergência de neoformações, com reflexos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento decorrentes, ou seja, vínculos emocionais como o sentimento de pertencimento, cuidado pela natureza e prazer na realização de tarefas; e os vínculos racionais, caracterizados por interesse pelo conhecimento científico, novas formas de interação e observação nos ambientes naturais, de forma a transcenderem a experiência cotidiana e imediata e apresentarem um nível mais avançado de compreensão da realidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 26430 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neoformações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vínculos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vivências | pt_BR |
Título: dc.title | CRIANÇA & NATUREZA - APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM AMBIENTES NATURAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CRIANÇA E NATUREZA.pdf | 26,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743521/2/CRIANÇA E NATUREZA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons