IKE: possibilidades de construções estéticas e simbólicas pela perspectiva intercultural em Artes Visuais

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Autor(es): dc.contributorColégio Pedro II-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Christiane Cardoso-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rogério Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-25T21:27:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-25T21:27:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional relacionado a dissertação: DIVERSIARTE: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10814826-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743441-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi planejado e desenvolvido visando ofertar material didático flexível e adaptável às diversas demandas educacionais na Educação Básica e representando alternativa pedagógica tanto no campo do ensino das Artes Visuais quanto todas as áreas do conhecimento que busquem o desenvolvimento de uma educação antirracista, a partir do entendimento da hierarquização dos conteúdos ofertados no espaço escolar onde as culturas indígenas, africanas e afro- brasileiras são colocadas em local de subalternidade. Leis e documentos oficiais apresentam e norteiam a proposta de abordagens que contemplem o ensino da arte e da cultura indígena, afro-brasileira e brasileira, mas ao longo da pesquisa que originou este produto Educacional foi possível constatar uma escassez de material didático e de suporte aos professores. É parte de uma pesquisa qualitativa. O caminho metodológico e a abordagem propostos na utilização do material didático de apoio ao professor é a Proposta Triangular, por entender-se à sua flexibilidade e por já estar presente nas ações educacionais, servindo como guia das práticas e fornecendo uma certa homogeneidade ao campo do conhecimento, se sustentando ainda na Perspectiva Intercultural a Pedagogia Decolonial para que além de trabalhar as leituras formais e conceituais das imagens sugeridas, possa possibilitar a reflexões críticas dentro do contexto social e cultural onde o material estiver sendo utilizado. IKE, não é uma proposta didática fechada e com regras rígidas e impostas de utilização e sim uma proposta de ressignificação do ensino das Artes Visuais e todos os seus componentes curriculares como ferramenta eficaz no combate ao racismo e na promoção da equidade.-
Tamanho: dc.format.extent4.21Mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectArtes Visuais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação étnico-racial-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Título: dc.titleIKE: possibilidades de construções estéticas e simbólicas pela perspectiva intercultural em Artes Visuais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArtes Visuais-
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