PRODUTO EDUCACIONAL: A INTEGRALIDADE COMO TEMÁTICA DO ENSINO EM SAÚDE: uma ferramenta educacional para docentes e preceptores da Atenção Primária à Saúde

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Para - UEPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, João Paulo Menezes-
Autor(es): dc.contributor.authorSoeiro, Ana Cristina Vidigal-
Autor(es): dc.contributor.authorFolha, Débora Ribeiro da Silva Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-03-25T11:25:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-03-25T11:25:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-25-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional PPGESA docentes e preceptorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743398-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração desse produto educacional foi inspirada nos ensinamentos de Paulo Freire e na concepção de que a educação, enquanto experiência de emancipação do ser humano, é um ato de transgressão. Ao defender essa afirmação, o autor estimula o olhar crítico acerca dos modelos hegemônicos educacionais que naturalizam as iniquidades sociais, as exclusões, a fragmentação do corpo, as violências institucionais e sistêmicas, cujos efeitos impactam, inclusive, na oferta de “cuidados” em saúde. Defender a proposta transgressora da educação significa desenvolver estratégias de ensino que contribuam para a problematização da realidade, potencializando o papel de educadores e educandos como agentes ativos de transformação da realidade. O presente trabalho é resultado de um longo período dedicado ao estudo da integralidade e sua importância para o ensino em saúde, mediante o desenvolvimento de uma proposta de aprimoramento das práticas educacionais no âmbito da formação de residentes em saúde. Os capítulos foram pensados a partir dos resultados da pesquisa intitulada “A Integralidade como diretriz da formação profissional na Atenção Primária: uma visão dos residentes em Estratégia Saúde da Família”, vinculada ao Programa de Pós graduação Ensino em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (PPGESA/UEPA). A pesquisa de campo foi realizada com o objetivo principal de identificar as práticas de ensino-aprendizagem relacionadas à integralidade no âmbito da Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família, ofertada pela Universidade do Estado do Pará. A partir da coleta e posterior análise dos dados, foi planejada a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no âmbito do ensino em saúde e que atendesse às demandas relatadas pelos residentes. As informações sobre as atividades teóricas e práticas contempladas no Programa de Residência, bem como a experiência dos residentes em relação ao aprendizado da integralidade, serviram de base para a concepção do produto e a construção de sua estrutura teórica, fundamentada na revisão bibliográfica realizada ao longo da pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18.713 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegralidade em Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSUSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titlePRODUTO EDUCACIONAL: A INTEGRALIDADE COMO TEMÁTICA DO ENSINO EM SAÚDE: uma ferramenta educacional para docentes e preceptores da Atenção Primária à Saúdept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia - PPGESApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado PPGESA/UEPApt_BR
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