Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Para - UEPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, João Paulo Menezes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soeiro, Ana Cristina Vidigal | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-25T11:25:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-25T11:25:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional PPGESA docentes e preceptores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743398 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A elaboração desse produto educacional foi inspirada nos ensinamentos de Paulo Freire e na concepção de que a educação, enquanto experiência de emancipação do ser humano, é um ato de transgressão. Ao defender essa afirmação, o autor estimula o olhar crítico acerca dos modelos hegemônicos educacionais que naturalizam as iniquidades sociais, as exclusões, a fragmentação do corpo, as violências institucionais e sistêmicas, cujos efeitos impactam, inclusive, na oferta de “cuidados” em saúde. Defender a proposta transgressora da educação significa desenvolver estratégias de ensino que contribuam para a problematização da realidade, potencializando o papel de educadores e educandos como agentes ativos de transformação da realidade. O presente trabalho é resultado de um longo período dedicado ao estudo da integralidade e sua importância para o ensino em saúde, mediante o desenvolvimento de uma proposta de aprimoramento das práticas educacionais no âmbito da formação de residentes em saúde. Os capítulos foram pensados a partir dos resultados da pesquisa intitulada “A Integralidade como diretriz da formação profissional na Atenção Primária: uma visão dos residentes em Estratégia Saúde da Família”, vinculada ao Programa de Pós graduação Ensino em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (PPGESA/UEPA). A pesquisa de campo foi realizada com o objetivo principal de identificar as práticas de ensino-aprendizagem relacionadas à integralidade no âmbito da Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família, ofertada pela Universidade do Estado do Pará. A partir da coleta e posterior análise dos dados, foi planejada a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no âmbito do ensino em saúde e que atendesse às demandas relatadas pelos residentes. As informações sobre as atividades teóricas e práticas contempladas no Programa de Residência, bem como a experiência dos residentes em relação ao aprendizado da integralidade, serviram de base para a concepção do produto e a construção de sua estrutura teórica, fundamentada na revisão bibliográfica realizada ao longo da pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18.713 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino em saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Integralidade em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SUS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUTO EDUCACIONAL: A INTEGRALIDADE COMO TEMÁTICA DO ENSINO EM SAÚDE: uma ferramenta educacional para docentes e preceptores da Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia - PPGESA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado PPGESA/UEPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional PPGESA docentes e preceptores.pdf | 18,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743398/2/Produto Educacional PPGESA docentes e preceptores.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons