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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carla Cristina Lucas Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Renato da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Katiane Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-22T19:58:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-22T19:58:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Nota técnica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743310 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As Residências Multiprofissionais em Saúde, são consideradas como processos de desenvolvimento profissional durante o período em que os alunos acompanham servidores nas suas atividades laborais. Esse acompanhamento produz no residente a troca de vivências proporcionando atitudes assertivas. A Lei No 11.129/2005 que regulamenta a criação das Residências em saúde apresenta as diretrizes desta modalidade de ensino, destacando a dedicação exclusiva do aluno, e realizada sob supervisão de profissional que atua no ambiente de trabalho onde se desenvolve a residência, o preceptor, que esteja vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo criada pela Lei a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). Em Bragança, nordeste do Pará, atuam dois Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, um ofertado pela Universidade do Estado do Pará) e um ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). As categorias trabalhadas nestes Programas são: Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina, Psicologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Serviço Social. A presente Nota Técnica foi elaborada como produto final do Mestrado profissional Ensino em Saúde na Amazônia ofertado pela Universidade do Estado Pará e, foi motivada pela fala dos preceptores participantes da pesquisa. O estudo desenvolvido no Mestrado foi embasado através de referências teóricas relacionadas ao Ensino em saúde, a importância dos Programas de Residência Multiprofissionais, ao papel dos preceptores no desenvolvimento dos residentes, e ao uso das metodologias ativas como estratégias de formação profissional. Apesar de esforços por parte dos gestores para o fomento de programas de residência multiprofissional e a reformulação dos ambientes de práticas, que culminam para atividades humanizadas e conhecedoras da realidade local, há uma preocupação de como desenvolver no residente a participação ativa, a criaticidsfe e autonomia na construção do seu conhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 186 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino em saude | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Preceptoria em saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de Oficina em Metodologias Ativas para Preceptores da Saúde | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Ensino em Saude na Amazônia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação final | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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NOTA TÉCNICA.pdf | 181.33 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743310/2/NOTA TÉCNICA.pdfDownload |
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