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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber. | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | do Nascimento, Maria Irenilce | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-22T17:36:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-22T17:36:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/412 | - |
identificador: dc.identifier.other | OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NA PRODUÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA E ENEM UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743305 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A redação para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, tem mostrado uma referência desafiadora para professores e alunos, considerando as peculiaridades da tipologia textual exigida, - dissertativa argumentativa, cuja produção é moldada a partir das exigências presentes na Cartilha do Participante, um dos documentos oficiais do INEP, que orienta a referida prova. Necessário ressaltar a carência e a precariedade de laboratórios de Redação nas escolas públicas, de ações docentes que priorizem conteúdos interativos, de melhor conexão professor x aluno, dentre outros fatores tem motivado contínuas pesquisas a respeito. Sobre esta prova, no que diz respeito às exigências da escrita, é visível que estas acabam por impactar as práticas docentes em relação ao ensino da escrita, especialmente na 3ª série, momento em que as aulas de Língua Portuguesa e Redação são direcionadas à preparação desse exame. Foi possível compreender a partir da pesquisa, sobre alunos com diferentes níveis de escrita, de argumentação, como também professores com carga horária extensa que dificulta uma devolutiva individual e produtiva para os trabalhos. O presente artigo objetiva conhecer e refletir sobre a influência da prova de Redação do ENEM nas práticas metodológicas dos professores de Língua Portuguesa, entender de que forma isso se materializa na rotina docente. É também intenção deste, conhecer a opinião de professores das redes públicas de Ensino Médio sobre a prova de Redação do ENEM, considerando a importância deles no processo de renovação das práticas de ensino nas escolas. Durante a pesquisa, foi possível perceber que o trabalho do docente, na vivência de produção textual, é marcado em parte, pelas orientações contidas na Cartilha do Participante, o que torna essa ação voltada para o treino de uma escrita limitada aos moldes propostos pelo ENEM. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Redação, ENEM, Texto dissertativo argumentativo, Prática docente | pt_BR |
Título: dc.title | OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NA PRODUÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA E ENEM UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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