Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFCE/campus Sobral | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendonça Filho, Macário Caetano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite Filho, Raimundo Valmir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-22T12:55:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-22T12:55:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE-MACARIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743301 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional trata-se da construção de uma sequência didática elaborada para auxiliar os professores de física no ensino de capacitores e suas associações e de alguns tópicos de eletrodinâmica. A sequência didática procura estabelecer uma sequência de passos organizadamente pensados e planejados para facilitar a aprendizagem do assunto. Esse é, na verdade o significado atribuído a uma sequência didática. O projeto é construído sobre a ótica da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Como recurso pedagógico, utiliza-se uma plataforma virtual de simulações nas áreas de Matemática, Ciências Exatas e da Terra, a plataforma PhET. Sob a ótica da teoria ausubeliana, essa ferramenta encontra-se como uma Unidade Potencialmente Significativa, justificando, portanto, seu uso e destacando sua importância para o ensino. Como metodologia de ensino, adota-se a Sequência Fedathi, elaborada pelo professor Hermínio Borges Neto, da Faculdade de Educação do Ceará. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,7MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Simulações no ensino de física: uma proposta para o ensino de capacitores e eletrodinâmica utilizando a plataforma Phet e a sequência Fedathi | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | software | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE_MACARIO.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743301/2/PE_MACARIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons