
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFCE/SOBRAL | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Camila Bezerra | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Leite Filho, Raimundo Valmir | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-22T12:12:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-22T12:12:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PE-CAMILA | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | Produto educacional desenvolvido durante o curso de mestrado nacional profissional em ensino de física, no polo 56, UVA/IFCE, campus Sobral | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743299 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional consiste em um jogo de Role Playing Game (RPG) pedagógico, ou seja, jogo de interpretação de papéis, intitulado os segredos por trás do planeta Zahara, desenvolvido no programa PowerPoint, com a finalidade de ser um elemento facilitador da compreensão do efeito fotoelétrico e proporcionar uma maior consolidação dos conhecimentos aprendidos, tornando os conhecimentos prévios dos alunos mais estáveis e o novo conhecimento relevante, de forma que estes tenham significado para os alunos, na expectativa que a prática do jogo traga evidências de aprendizagem significativa. O referente produto é organizado em quatro fases, onde cada bloco de desafios é compatível com alguma habilidade cognitiva apresentada nas categorias do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom revisada, que são: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. Com isso, espera-se que após a aplicação do jogo os alunos possam adquirir competências dentro das seis categorias do domínio cognitivo a respeito do assunto do efeito fotoelétrico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,9MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Efeito fotoelétrico | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogo de RPG | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Taxonomia de Bloom | pt_BR |
| Título: dc.title | Os segredos por trás do planeta Zahara. Uma proposta de jogo de RPG para o ensino do efeito fotoelétrico | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | FÍSICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PE-CAMILA.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743299/2/PE-CAMILA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons