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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Sandra Domingos Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-22T08:29:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-22T08:29:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1222 | - |
identificador: dc.identifier.other | A gestão escolar participativa e democrática como influência nas ações pedagógicas: motivando docentes, equipes e discentes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743297 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho foi elaborado a partir de revisões bibliográficas e observações/ investigações acerca da rotina do Colégio Estadual Piauí, município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, no que diz respeito ao modelo de gestão implementado. Tendo como título: A gestão escolar participativa e democrática como influência nas ações pedagógicas: motivando docentes, equipes e discentes. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa teve enfoque qualitativo observacional. Estudo de caso com metodologia qualitativa, quantitativa, observacional. Tipo de estudo não experimental - transacional descritivo. Com os dados da pesquisa, foi possível identificar como aspecto relevante da gestão da referida unidade escolar, o clima organizacional desenvolvido, proporcionando um ambiente escolar agradável, motivador, humanizado para todos os envolvidos e mitigando conflitos, com bons reflexos nos resultados do ano letivo. Apresentou-se uma proposta de gestão para a resolução e/ou prevenção de conflitos no Colégio Estadual Piauí, município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro, a partir da compreensão das circunstâncias e características dos conflitos existentes na unidade escolar, tendo a gestão participativa e democrática como modelo ideal, com vistas à manutenção e ampliação das boas relações de convivência observadas durante a pesquisa e a capacitação constante dos profissionais envolvidos. Com a emergência sanitária provocada pela COVID-19, caracterizada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no início de 2020, escolas foram fechadas, aulas aconteceram de forma remota e os impactos estão sendo percebidos após o retorno 100% presencial, no ano de 2022. Impactos estes não somente nas habilidades e competências de cada disciplina, mas principalmente na saúde mental de estudantes e profissionais da educação. Diante disso, constata-se a importância de uma escuta ativa e um acolhimento humanizado por parte das escolas. Cientes dos baixos investimentos em educação, uma gestão democrática e humanizada é capaz de motivar equipes e discentes no desenvolvimento de trabalhos brilhantes, mesmo com o pouco recurso disponível. Acreditar na educação pública e acreditar nas pessoas é fundamental para manter viva a escola de qualidade. ISBN: 978-65-5388-219-5 DOI: 10.36926/editorainovar-978-65-5388-219-5 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
Título: dc.title | A gestão escolar participativa e democrática como influência nas ações pedagógicas: motivando docentes, equipes e discentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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