
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Menezes, Elaine | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nakamoto, Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-03-22T00:34:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-03-22T00:34:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743284 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional (PE) tem a finalidade de proporcionar aos professores do 3º Ano do Ensino Médio Integrado (EMI), durante as aulas de produção textual, mudança do método tradicional para um método ativo, onde o professor atua como mediador no processo de aprendizagem. Além disso, a sequência didática apresentada visa apoiar a prática docente no ensino da escrita, fornecendo suporte teórico e metodológico para o desenvolvimento de habilidades de produção textual argumentativa. Também há ênfase na utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA), Sala de Aula Invertida (SAI) e meios digitais, buscando integrar os estudos dessas abordagens à prática pedagógica. O PE também busca embasar sua proposta em um referencial teórico sólido, citando diversos autores e teóricos que contribuem para a compreensão dos aspectos inerentes à produção do texto argumentativo, conceitos de linguagem, gêneros textuais e avaliação, bem como MMA, SAI e utilização de meios digitais. Além disso, destaca-se a contribuição do Prof. Dr. Joaquim Dolz e seu "procedimento de sequências didáticas" como uma abordagem organizada e sistemática para auxiliar os alunos a dominar um gênero textual. Com essas melhorias propostas e embasamento teórico, o objetivo é promover uma aprendizagem mais ativa e eficaz no ensino da produção de texto no EMI. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 11.435 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção Textual. Sequência Didática. Ensino Médio Integrado. Sala de Aula Invertida. | pt_BR |
| Título: dc.title | A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional.pdf | 11.43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/743284/2/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons